Sumários
O Futurismo e as tecnologias da imagem
4 Março 2021, 14:00 • Pedro Lapa
Continuação da análise do Futurismo. A relação entre a cultura erudita e a cultura de massas. As construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença. A valorização da tecnologia, da velocidade, da cinestesia e da sinestesia. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Running on Shrapnel: Futurism in Italy” in History of Modern Art ,7ª ed. 189-196. New Jersey: Pearson, 2013
Hal Foster, "1909" in Art Since 1900, 3ª ed.102-109. Londres: Thames & Hudson, 2016
A colagem e o cubismo sintético em Picasso e Braque. A emergência do Futurismo.
1 Março 2021, 15:30 • Pedro Lapa
Análise da colagem em Picasso. A revolução semiótica do cubismo sintético. A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças. A colagem como uma nova linguagem visual. As suas consequências no entendimento da pintura enquanto representação.
A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia e da velocidade. A condenação do passado.
Bibliografia:
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Rosalind Krauss, "1913" in Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.
Hal Foster, "1909" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.
A colagem e o cubismo sintético em Picasso e Braque. A emergência do Futurismo.
1 Março 2021, 14:00 • Pedro Lapa
Análise da colagem em Picasso. A revolução semiótica do cubismo sintético. A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças. A colagem como uma nova linguagem visual. As suas consequências no entendimento da pintura enquanto representação.
A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia e da velocidade. A condenação do passado.
Bibliografia:
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Rosalind Krauss, "1913" in Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.
Hal Foster, "1909" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.
Alguns conceitos de semiótica. A colagem e o cubismo sintético em Picasso e Braque.
25 Fevereiro 2021, 14:00 • Pedro Lapa
Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. As diferentes categorias dos signos em Pierce: símbolo, ícone e índice. A arbitrariedade do signo. A denotação e a conotação.
Análise da colagem em Picasso. A revolução semiótica do cubismo sintético.
A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças.
Bibliografia:
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Rosalind Krauss, "1913" in Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.
O cubismo analítico. A mobilidade do signo. Alguns conceitos de semiótica
22 Fevereiro 2021, 15:30 • Pedro Lapa
O cubismo analítico: a grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura. A tese de Kanweiller sobre o cubismo analítico. Cubismo e semiótica. Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Rosalind Krauss "1911", Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012