Sumários

O Futurismo e as tecnologias da imagem

4 Março 2021, 14:00 Pedro Lapa


Continuação da análise do Futurismo. A relação entre a cultura erudita e a cultura de massas. As construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença. A valorização da tecnologia, da velocidade, da cinestesia e da sinestesia. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem. 


Bibliografia:


H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Running on Shrapnel: Futurism in Italy” in History of Modern Art ,7ª ed. 189-196. New Jersey: Pearson, 2013

Hal Foster, "1909" in Art Since 1900, 3ª ed.102-109. Londres: Thames & Hudson, 2016



A colagem e o cubismo sintético em Picasso e Braque. A emergência do Futurismo.

1 Março 2021, 15:30 Pedro Lapa

Análise da colagem em Picasso. A revolução semiótica do cubismo sintético. A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças. A colagem como uma nova linguagem visual. As suas consequências no entendimento da pintura enquanto representação. 
A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia e da velocidade. A condenação do passado.


Bibliografia:

Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

Rosalind Krauss, "1913" in  Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.

Hal Foster, "1909" in  Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.


A colagem e o cubismo sintético em Picasso e Braque. A emergência do Futurismo.

1 Março 2021, 14:00 Pedro Lapa

Análise da colagem em Picasso. A revolução semiótica do cubismo sintético. A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças. A colagem como uma nova linguagem visual. As suas consequências no entendimento da pintura enquanto representação. 
A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia e da velocidade. A condenação do passado.


Bibliografia:

Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

Rosalind Krauss, "1913" in  Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.

Hal Foster, "1909" in  Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.


Alguns conceitos de semiótica. A colagem e o cubismo sintético em Picasso e Braque.

25 Fevereiro 2021, 14:00 Pedro Lapa

Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure.  As diferentes categorias dos signos em Pierce: símbolo, ícone e índice. A arbitrariedade do signo. A denotação e a conotação.

Análise da colagem em Picasso. A revolução semiótica do cubismo sintético. 

A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças.


Bibliografia: 

Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

 Rosalind Krauss, "1913" in  Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.


O cubismo analítico. A mobilidade do signo. Alguns conceitos de semiótica

22 Fevereiro 2021, 15:30 Pedro Lapa

O cubismo analítico: a grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura.  A tese de Kanweiller sobre o cubismo analítico. Cubismo e semiótica. Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente.

Bibliografia:

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

Rosalind Krauss "1911",  Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016

Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012