Sumários
O cubismo analítico. A mobilidade do signo. Alguns conceitos de semiótica.
22 Fevereiro 2021, 14:00 • Pedro Lapa
O cubismo analítico: a grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura. A tese de Kanweiller sobre o cubismo analítico. Cubismo e semiótica. Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Rosalind Krauss "1911", Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012
O cubismo cezanneano e a emergência do cubismo analítico.
18 Fevereiro 2021, 14:00 • Pedro Lapa
As consequências da interpretação de Cézanne na pintura de Picasso e de Braque em 1908. O cubismo cezanneano.
A emergência do cubismo analítico.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Rosalind Krauss "1911", Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016
Picasso e as Demoiselles d'Avignon. Arte moderna e alteridade cultural.
15 Fevereiro 2021, 15:30 • Pedro Lapa
A relação da arte modernista com a arte de outras culturas. Os seus antecedentes e as afinidades plausíveis.
A descoberta da arte africana e suas consequências na pintura de Picasso.
As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e anúncio do cubismo.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1907" in Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Charles Harrison, Francis Frascina, Gill Perry, Primitivism, Cubism, Abstraction, The Early Twentieth Century. New Haven, London: Yale University Press, 1993.
Picasso e as Demoiselles d'Avignon. Arte moderna e alteridade cultural.
15 Fevereiro 2021, 14:00 • Pedro Lapa
A relação da arte modernista com a arte de outras culturas. Os seus antecedentes e as afinidades plausíveis.
A descoberta da arte africana e suas consequências na pintura de Picasso.
As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e anúncio do cubismo.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1907" in Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Charles Harrison, Francis Frascina, Gill Perry, Primitivism, Cubism, Abstraction, The Early Twentieth Century. New Haven, London: Yale University Press, 1993.
Picasso e a arte africana. As Demoiselles d'Avignon
11 Fevereiro 2021, 14:00 • Pedro Lapa
O período azul e o período rosa de Picasso.
O retrato de Gertrude Stein e a emergência da máscara.
A descoberta da arte africana e suas consequências na pintura de Picasso.
As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e anúncio do cubismo.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1907" in Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016.
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Cubism” in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144. New Jersey: Pearson, 2013