Sumários

O cubismo analítico. A mobilidade do signo. Alguns conceitos de semiótica.

22 Fevereiro 2021, 14:00 Pedro Lapa

O cubismo analítico: a grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura.  A tese de Kanweiller sobre o cubismo analítico. Cubismo e semiótica. Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente.

Bibliografia:

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

Rosalind Krauss "1911",  Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016

Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012


O cubismo cezanneano e a emergência do cubismo analítico.

18 Fevereiro 2021, 14:00 Pedro Lapa

As consequências da interpretação de Cézanne na pintura de Picasso e de Braque em 1908. O cubismo cezanneano.

A emergência do cubismo analítico.

 

Bibliografia:  

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

Rosalind Krauss "1911",  Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016



Picasso e as Demoiselles d'Avignon. Arte moderna e alteridade cultural.

15 Fevereiro 2021, 15:30 Pedro Lapa

A relação da arte modernista com a arte de outras culturas. Os seus antecedentes e as afinidades plausíveis. 

A descoberta da arte africana e suas consequências na pintura de Picasso. 

As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e anúncio do cubismo. 


Bibliografia:   

Rosalind Krauss, "1907" in  Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

Charles Harrison, Francis Frascina, Gill Perry,  Primitivism, Cubism, Abstraction, The Early Twentieth Century. New Haven, London: Yale University Press, 1993. 


Picasso e as Demoiselles d'Avignon. Arte moderna e alteridade cultural.

15 Fevereiro 2021, 14:00 Pedro Lapa

A relação da arte modernista com a arte de outras culturas. Os seus antecedentes e as afinidades plausíveis. 

A descoberta da arte africana e suas consequências na pintura de Picasso. 

As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e anúncio do cubismo. 


Bibliografia:   

Rosalind Krauss, "1907" in  Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

Charles Harrison, Francis Frascina, Gill Perry,  Primitivism, Cubism, Abstraction, The Early Twentieth Century. New Haven, London: Yale University Press, 1993. 


Picasso e a arte africana. As Demoiselles d'Avignon

11 Fevereiro 2021, 14:00 Pedro Lapa

O período azul e o período rosa de Picasso. 

O retrato de Gertrude Stein e a emergência da máscara. 

A descoberta da arte africana e suas consequências na pintura de Picasso. 

As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e anúncio do cubismo. 


Bibliografia:   


Rosalind Krauss, "1907" in  Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016.

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Cubism” in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144. New Jersey: Pearson, 2013