Sumários
A pintura Color Field (conclusão). O neodadaísmo.
3 Maio 2021, 14:00 • Pedro Lapa
A pintura de Barnett Newman e a noção de origem. O "zip" e o campo de cor. A cor como espaço e o zip como tempo fisicamente experimentados pelo observador.
Yve-Alain Bois, "1951" in Art Since 1900, Hal Foster et al., 424-428. Londres: Thames & Hudson, 2016
O expressionismo abstrato e a pintura Color Field
29 Abril 2021, 14:00 • Pedro Lapa
O primado do gesto autográfico na pintura de Willem de Kooning, Robert Motherwell e Franz Kline. A expressão, o inconsciente e a gestualidade no contexto do pós-guerra e da produção industrial.A pintura de Mark Rothko e a abertura do campo de cor. A superação da espacialidade pós-cubista do expressionismo abstrato e a cor como espaço.
Bibliografia:
Yve-Alain Bois, "1947b" in
Art Since 1900, Hal Foster et al., 404-410. Londres: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Abstract Expressionism and New American Sculpture”, 377-390; “Complex Simplicities: The Emergence of Color Field Painting”, 392-400 in
History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013
O expressionismo abstrato
26 Abril 2021, 15:30 • Pedro Lapa
A mudança do centro de arte moderna de Paris para Nova York.
Bibliografia:
Hal Foster, "1942a" in Art Since 1900. 348-352. London: Thames & Hudson, 2016
O expressionismo abstrato
26 Abril 2021, 14:00 • Pedro Lapa
A mudança do centro de arte moderna de Paris para Nova York.
O surrealismo
22 Abril 2021, 14:00 • Pedro Lapa
A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a procura do maravilhoso.
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente freudiano.
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.
Bibliografia:
Rosalynd Krauss, "1924" in Art Since 1900, 214-219. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Surrealism”, in History of Modern Art ,7ª ed., 297-337. New Jersey: Pearson, 2013