Sumários

A pintura Color Field (conclusão). O neodadaísmo.

3 Maio 2021, 14:00 Pedro Lapa

A pintura de Barnett Newman e a noção de origem. O "zip" e o campo de cor. A cor como espaço e o zip como tempo fisicamente experimentados pelo observador.

A redescoberta de Duchamp por John Cage. O acaso e o silêncio.
A estrutura indexativa dos "combines "de Robert Rauschenberg.


Bibliografia:
Yve-Alain Bois, "1951" in Art Since 1900, Hal Foster et al., 424-428. Londres: Thames & Hudson, 2016
Rosalind Krauss, "1953"in Art Since 1900, Hal Foster et al., 430-434. Londres: Thames & Hudson, 2016
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plain" in Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010


O expressionismo abstrato e a pintura Color Field

29 Abril 2021, 14:00 Pedro Lapa

O primado do gesto autográfico na pintura de Willem de Kooning, Robert Motherwell e Franz Kline. A expressão, o inconsciente e a gestualidade no contexto do pós-guerra e da produção industrial.A pintura de Mark Rothko e a abertura do campo de cor. A superação da espacialidade pós-cubista do expressionismo abstrato e a cor como espaço.


Bibliografia:
Yve-Alain Bois, "1947b" in Art Since 1900, Hal Foster et al., 404-410. Londres: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Abstract Expressionism and New American Sculpture”, 377-390; “Complex Simplicities: The Emergence of Color Field Painting”, 392-400 in  History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013


O expressionismo abstrato

26 Abril 2021, 15:30 Pedro Lapa

A mudança do centro de arte moderna de Paris para Nova York.

Situação do contexto norte-americano no período da segunda guerra mundial. As obras de Matta e Arshile Gorky na transição do surrealismo para o expressionismo abstrato. 
O autográfico e o acaso em Jackson Pollock. A pintura  all over e a equalização dos elementos na superfície pictórica. As operações da visualidade na pintura e as suas condições subjetivas.

Bibliografia:

Hal Foster, "1942a" in  Art Since 1900. 348-352. London: Thames & Hudson, 2016
Rosalind Krauss, "1949a", in  Art Since 1900. 348-352. London: Thames & Hudson, 2016


O expressionismo abstrato

26 Abril 2021, 14:00 Pedro Lapa

A mudança do centro de arte moderna de Paris para Nova York.

Situação do contexto norte-americano no período da segunda guerra mundial. As obras de Matta e Arshile Gorky na transição do surrealismo para o expressionismo abstrato. 
O autográfico e o acaso em Jackson Pollock. A pintura all over e a equalização dos elementos na superfície pictórica. As operações da visualidade na pintura e as suas condições subjetivas.


Bibliografia:

Hal Foster, "1942a" in Art Since 1900. 348-352. London: Thames & Hudson, 2016
Rosalind Krauss, "1949a", in  Art Since 1900. 348-352. London: Thames & Hudson, 2016


O surrealismo

22 Abril 2021, 14:00 Pedro Lapa

A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a procura do maravilhoso. 
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente freudiano. 
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.

Bibliografia: 

Rosalynd Krauss, "1924" in Art Since 1900, 214-219. London: Thames & Hudson, 2016   

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Surrealism”, in History of Modern Art ,7ª ed., 297-337. New Jersey: Pearson, 2013