Sumários

As teorias da cor no início do século XX

28 Janeiro 2021, 14:00 Pedro Lapa

As teorias da cor no século XIX e as suas repercussões na pintura impressionista. 

A cor como pigmento e como luz. A mistura aditiva e subtrativa. Os contrastes complementares. 



Bibliografia:  

David Bomford et al "Impressionist Use of Colour" in  Art in the Making, Impressionism. London & New Haven: The National Gallery/Yale University Press, 1990. 


Apresentação do programa. O que é o moderno?

25 Janeiro 2021, 15:30 Pedro Lapa

Apresentação do programa, fontes bibliográficas e métodos de avaliação.

O moderno, o modernismo e a modernidade. Análise destes conceitos e das suas relações na história da arte.

Bibliografia:
Lefebvre, Henry. "Modernity and Modernism" in Modernism and Modernity, 2ª ed., editado por Bemjamin Buchloh, Serge Guilbaut, David Solkin, 1-2. Halifax: The Press of Nova Scotia College of Art and Design, 2004 
Fer, Briony. "What is Modern?" in Modernity and Modernism. French Painting in the Nineteenth Century, 6-14. Editado por Francis Fascina et al. New Haven e Londres: Yale University Press, 1993


Apresentação do programa. O que é o moderno?

25 Janeiro 2021, 14:00 Pedro Lapa

Apresentação do programa, fontes bibliográficas e métodos de avaliação.

O moderno, o modernismo e a modernidade. Análise destes conceitos e das suas relações na história da arte.

Bibliografia:
Lefebvre, Henry. "Modernity and Modernism" in Modernism and Modernity, 2ª ed., editado por Bemjamin Buchloh, Serge Guilbaut, David Solkin, 1-2. Halifax: The Press of Nova Scotia College of Art and Design, 2004 
Fer, Briony. "What is Modern?" in Modernity and Modernism. French Painting in the Nineteenth Century, 6-14. Editado por Francis Fascina et al. New Haven e Londres: Yale University Press, 1993