Sumários

A emergência da abstração. Kandinsky e o Der Blaue Reitter: o expressionismo de Munique

15 Março 2021, 15:30 Pedro Lapa

A Abstração enquanto fenómeno generalizado na pintura europeia da segunda década do século XX. 

Os diversos posicionamentos relativamente à abstração e ao seu entendimento. A dicotomia materialismo/ idealismo nos diferentes entendimentos da abstração. A reclamação da especificidade disciplinar e sua relação com a abstração.A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. 

O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter". 
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.

Bibliografia: 

Hal Foster, "1913" in Art Since 1900, Hal Foster et al., 3ª ed. 130-136. London: Thames & Hudson, 2016.

— "1908" in Art Since 1900, Hal Foster et al., 3ª ed.  97-101. London: Thames & Hudson, 2016.                      

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “The Spiritual Dimension: Der Blaue Reitter” in History of Modern Art ,7ª ed. , 121-130. New Jersey: Pearson, 2013


A emergência da abstração. Kandinsky e o Der Blaue Reitter: expressionismo de Munique,

15 Março 2021, 14:00 Pedro Lapa

A Abstração enquanto fenómeno generalizado na pintura europeia da segunda década do século XX. 

Os diversos posicionamentos relativamente à abstração e ao seu entendimento. A dicotomia materialismo/ idealismo nos diferentes entendimentos da abstração. A reclamação da especificidade disciplinar e sua relação com a abstração.A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. 

O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter". 
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.

Bibliografia: 

Hal Foster, "1913" in Art Since 1900, Hal Foster et al., 3ª ed. 130-136. London: Thames & Hudson, 2016.

— "1908" in Art Since 1900, Hal Foster et al., 3ª ed.  97-101. London: Thames & Hudson, 2016.                      

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “The Spiritual Dimension: Der Blaue Reitter” in History of Modern Art ,7ª ed. , 121-130. New Jersey: Pearson, 2013




Análise da relação entre a produção artesanal e a industrial na obra de Brancusi

11 Março 2021, 14:00 Pedro Lapa

O primado da síntese. A relação com a escultura de outras culturas o valor escultórico do plinto.  A dialética entre a produção artesanal e a industrial na escultura de Brancusi. A posição do objeto na convenção escultórica.

Bibliografia:

Rosalind Krauss, "1927b" in Art since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed., 252-255. Londres: Thames & Hudson, 2016

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Forms of the Essential: Constantin Brancusi” in History of Modern Art ,7ª ed. 106-110. New Jersey: Pearson, 2013

 


O simultaneísmo de Delaunay. Introdução à análise da escultura de Brancusi

8 Março 2021, 15:30 Pedro Lapa

O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. Os antecedentes cubistas e futuristas. A pintura como representação das condições do visível.

Brancusi e a tradição rodineana. A oposição a alguns aspetos da escultura oitocentista: talha direta na pedra e na madeira.


Bibliografia:

(Delaunay e simultaneísmo)

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Cubism - Other Agendas: Orphism and Other Experimental Art in Paris, 1910-1914” in History of Modern Art ,7ª ed. 163-166. New Jersey: Pearson, 2013

Virginia Spate, "Orfismo" in Conceitos de Arte Moderna, ed. Nikos Stangos. São Paulo: Zahar, 1991

Hal Foster, "1913" in Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed., 130-136. Londres: Thames & Hudson, 2016

(Brancusi)

Rosalind Krauss, "1927b" in Art since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed., 252-255. Londres: Thames & Hudson, 2016


O simultaneísmo de Delaunay. Introdução à análise da escultura de Brancusi.

8 Março 2021, 14:00 Pedro Lapa

O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. Os antecedentes cubistas e futuristas. A pintura como representação das condições do visível.

Brancusi e a tradição rodineana. A oposição a alguns aspetos da escultura oitocentista: talha direta na pedra e na madeira.


Bibliografia:

(Delaunay e simultaneísmo)

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Cubism - Other Agendas: Orphism and Other Experimental Art in Paris, 1910-1914” in History of Modern Art ,7ª ed. 163-166. New Jersey: Pearson, 2013

Virginia Spate, "Orfismo" in Conceitos de Arte Moderna, ed. Nikos Stangos. São Paulo: Zahar, 1991

Hal Foster, "1913" in Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed., 130-136. Londres: Thames & Hudson, 2016

(Brancusi)

Rosalind Krauss, "1927b" in Art since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed., 252-255. Londres: Thames & Hudson, 2016