Sumários
Mondrian e a abstração
19 Abril 2021, 15:30 • Pedro Lapa
A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. A destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.
A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.
Bibliografia:
Yve-Alain Bois ,"1917" in Art Since 1900, 160-165. London: Thames & Hudson, 2016.
Yve-Alain Bois, "1944" in Art Since 1900, 364-368. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Clarity, Certainty, and Order: De Stijl and the Pursuit of Geometric Abstraction”,
History of Modern Art ,7ª ed., 262-274. New Jersey: Pearson, 2013
Mondrian e a abstração
19 Abril 2021, 14:00 • Pedro Lapa
A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. A destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.
A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.
Bibliografia:
Yve-Alain Bois ,"1917" in Art Since 1900, 160-165. London: Thames & Hudson, 2016.
Yve-Alain Bois, "1944" in Art Since 1900, 364-368. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Clarity, Certainty, and Order: De Stijl and the Pursuit of Geometric Abstraction”,
History of Modern Art ,7ª ed., 262-274. New Jersey: Pearson, 2013
Marcel Duchamp: o acaso e o índice. Introdução à obra de Mondrian
15 Abril 2021, 14:00 • Pedro Lapa
O acaso e o índice. A recorrência indexativa do trabalho de Duchamp e sua relação com o acaso como sabotagem da convenção dos códigos.
Análise do Large Glass: suas relações com a pintura anterior; uma alegoria da mecânica do erotismo.
O trajeto inicial de Mondrian, do simbolismo para o cubismo analítico. A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura.
Bibliografia:
Hal Foster et al., "1918", in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.
— "1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.
O readymade de Duchamp e o sistema da arte em geral
12 Abril 2021, 15:30 • Pedro Lapa
Análise da estrutura enunciativa do readymade. Os quatro aspetos determinantes.
O readymade de Duchamp e o sistema da arte em geral
12 Abril 2021, 14:00 • Pedro Lapa
Análise da estrutura enunciativa do readymade. Os quatro aspetos determinantes.