Sumários

Mondrian e a abstração

19 Abril 2021, 15:30 Pedro Lapa

A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. A destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.

A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.



Bibliografia: 

Yve-Alain Bois ,"1917" in Art Since 1900, 160-165. London: Thames & Hudson, 2016.

Yve-Alain Bois, "1944" in Art Since 1900, 364-368. London: Thames & Hudson, 2016

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Clarity, Certainty, and Order: De Stijl and the Pursuit of Geometric Abstraction”, 

History of Modern Art ,7ª ed., 262-274. New Jersey: Pearson, 2013


Mondrian e a abstração

19 Abril 2021, 14:00 Pedro Lapa

A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. A destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.

A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.



Bibliografia: 

Yve-Alain Bois ,"1917" in Art Since 1900, 160-165. London: Thames & Hudson, 2016.

Yve-Alain Bois, "1944" in Art Since 1900, 364-368. London: Thames & Hudson, 2016

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Clarity, Certainty, and Order: De Stijl and the Pursuit of Geometric Abstraction”, 

History of Modern Art ,7ª ed., 262-274. New Jersey: Pearson, 2013


Marcel Duchamp: o acaso e o índice. Introdução à obra de Mondrian

15 Abril 2021, 14:00 Pedro Lapa

O acaso e o índice. A recorrência indexativa do trabalho de Duchamp e sua relação com o acaso como sabotagem da convenção dos códigos.

Análise do Large Glass: suas relações com a pintura anterior; uma alegoria da mecânica do erotismo. 

O trajeto inicial de Mondrian, do simbolismo para o cubismo analítico. A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. 



Bibliografia: 

Hal Foster et al., "1918", in   Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016. 

— "1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.


O readymade de Duchamp e o sistema da arte em geral

12 Abril 2021, 15:30 Pedro Lapa

Análise da estrutura enunciativa do readymade. Os quatro aspetos determinantes.

As perspetivas conceptuais, institucionais e estéticas. O readymade e o juízo estético sem juízo de gosto.


Bibliografia:
Thierry de Duve, "Given the Richard Mutt Case" in  Kant after Duchamp. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1996
Francis Naumann, "Fountain" in  The Recurrent Haunting Ghost. New York: Readymade Press, 2012


O readymade de Duchamp e o sistema da arte em geral

12 Abril 2021, 14:00 Pedro Lapa

Análise da estrutura enunciativa do readymade. Os quatro aspetos determinantes.

As perspetivas conceptuais, institucionais e estéticas. O readymade e o juízo estético sem juízo de gosto.

Bibliografia:
Thierry de Duve, "Given the Richard Mutt Case" in Kant after Duchamp. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1996
Francis Naumann, "Fountain" in The Recurrent Haunting Ghost. New York: Readymade Press, 2012