Sumários
Marcel Duchamp e o readymade
8 Abril 2021, 14:00 • Pedro Lapa
Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes. O valor do simbolismo como arte da ideia. A participação no movimento cubista e as suas divergências. A invenção de uma pintura diagramática.
O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As condições de existência e as implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade.
Bibliografia:
Hal Foster et al. "1914","1921" in Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2012Francis Naumann, “Fountain” in The Recurrent Haunting Ghost: Essays on the Art, Life, Legacy of Marcel Duchamp. 70-81. New York: Readymade Press, 2012.
O dadaísmo e os diferentes grupos. A fotomontagem.
5 Abril 2021, 15:30 • Pedro Lapa
A emergência do dadaísmo em Zurique em 1916. A crítica ao conflito mundial e à cultura burguesa.
O dadaísmo em Berlim. A radicalização da vanguarda e a prática da fotomontagem como novo medium.
Bibliografia:
Hal Foster et al, "1916", "1920", Art Since 1900. London: Thames and Hudson, 2016H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “The World Turned Upside Down: The Birth of Dada”,“Art is Dead: Dada in Germany”, History of Modern Art ,7ª ed., 224-233. New Jersey: Pearson, 2013
O dadaísmo e os diferentes grupos. A fotomontagem.
5 Abril 2021, 14:00 • Pedro Lapa
A emergência do dadaísmo em Zurique em 1916. A crítica ao conflito mundial e à cultura burguesa.
O dadaísmo em Berlim. A radicalização da vanguarda e a prática da fotomontagem como novo medium.
Bibliografia:
Hal Foster et al, "1916", "1920", Art Since 1900. London: Thames and Hudson, 2016