Sumários

Realização da 1ª chamada do 2º exercício escrito da disciplina.

15 Abril 2021, 15:30 Annabela Rita

Realização da 1ª chamada do 2º exercício escrito da disciplina.


Realização da prova escrita presencial.

15 Abril 2021, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Realização da prova escrita presencial. Sala 10.1, Edifício Central, FLUL.


Realização da prova escrita presencial

15 Abril 2021, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Realização da prova escrita presencial. Sala 10.1, Edifício Central, FLUL.


George Steiner e a Pós-Cultura

14 Abril 2021, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Introdução ao pensamento de G. Steiner. A teoria da cultura explicitada em "No Castelo do Barba Azul. Algumas Notas para a Redefinição de Cultura" (o diálogo entre T. S. Eliot e G. Steiner). Articulação entre algumas ideias preliminares do pensamento steineriano e a entrevista da aula passada "O Código de Pasternak" (2000). Esclarecimento de dúvidas sobre a prova escrita presencial.


Visionamento do programa "O Código de Pasternak" da série "O Belo e a Consolação", de Wim Kayzer

14 Abril 2021, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Visionamento do programa "O Código de Pasternak" da série "O Belo e a Consolação", de Wim Kayzer. Tópicos de visionamento: 1. Ernest Hemingway, The Sun Also Rises: o desvanecimento das referências culturais 2. Errata e o reino da memória: a dança da beleza e consolação 3. A aprendizagem de cor e a “dureza inviolável do âmago rochoso do particular”, o sentimento de estranheza perante a alteridade: the minute particular (Blake); “Deus está no pormenor” (Warburg) 4. “O livro do meu ser”: somos o que lembramos; o código de Pasternak 5. O encontro com Martin Heidegger: a importância da exigência na educação 6. Le philosophe lisant, de Chardin: o acto de leitura (a ética do acto hermenêutico) 7. O amor, a amizade e a solidão absoluta: “estar apaixonado é possuir o tempo futuro” 8. O oráculo de Delfos: a importância de uma vida examinada; a luz do preceito socrático “conhece-te a ti mesmo” e a escuridão de Piranesi 9. O quinteto de cordas, D. 956, op. post. 163 (Setembro de 1828), de F. Schubert: entre a barbárie e a alta cultura (a ética da obra de arte).