Sumários

Portugal e/na Europa: case studies em estatísticas.

8 Abril 2021, 15:30 Annabela Rita

Portugal e/na Europa: case studies em estatísticas na PORDATA. Intervenção da Dra. Constança Félix da Costa (Fundação Francisco Manuel dos Santos).


Visionamento do programa "O Código de Pasternak" da série "O Belo e a Consolação", de Wim Kayzer

8 Abril 2021, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Visionamento do programa "O Código de Pasternak" da série "O Belo e a Consolação", de Wim Kayzer. Tópicos de visionamento: 1. Ernest Hemingway, The Sun Also Rises: o desvanecimento das referências culturais 2. Errata e o reino da memória: a dança da beleza e consolação 3. A aprendizagem de cor e a “dureza inviolável do âmago rochoso do particular”, o sentimento de estranheza perante a alteridade: the minute particular (Blake); “Deus está no pormenor” (Warburg) 4. “O livro do meu ser”: somos o que lembramos; o código de Pasternak 5. O encontro com Martin Heidegger: a importância da exigência na educação 6. Le philosophe lisant, de Chardin: o acto de leitura (a ética do acto hermenêutico) 7. O amor, a amizade e a solidão absoluta: “estar apaixonado é possuir o tempo futuro” 8. O oráculo de Delfos: a importância de uma vida examinada; a luz do preceito socrático “conhece-te a ti mesmo” e a escuridão de Piranesi 9. O quinteto de cordas, D. 956, op. post. 163 (Setembro de 1828), de F. Schubert: entre a barbárie e a alta cultura (a ética da obra de arte).


Visionamento do programa "O Código de Pasternak" da série "O Belo e a Consolação", de Wim Kayzer

8 Abril 2021, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Visionamento do programa "O Código de Pasternak" da série "O Belo e a Consolação", de Wim Kayzer. Tópicos de visionamento: 1. Ernest Hemingway, The Sun Also Rises: o desvanecimento das referências culturais 2. Errata e o reino da memória: a dança da beleza e consolação 3. A aprendizagem de cor e a “dureza inviolável do âmago rochoso do particular”, o sentimento de estranheza perante a alteridade: the minute particular (Blake); “Deus está no pormenor” (Warburg) 4. “O livro do meu ser”: somos o que lembramos; o código de Pasternak 5. O encontro com Martin Heidegger: a importância da exigência na educação 6. Le philosophe lisant, de Chardin: o acto de leitura (a ética do acto hermenêutico) 7. O amor, a amizade e a solidão absoluta: “estar apaixonado é possuir o tempo futuro” 8. O oráculo de Delfos: a importância de uma vida examinada; a luz do preceito socrático “conhece-te a ti mesmo” e a escuridão de Piranesi 9. O quinteto de cordas, D. 956, op. post. 163 (Setembro de 1828), de F. Schubert: entre a barbárie e a alta cultura (a ética da obra de arte).


Conclusão do estudo de "Ecce Homo", de F. Nietzsche

7 Abril 2021, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo de Ecce Homo, de F. Nietzsche. Foram compulsados os seguintes capítulos: “Porque escrevo livros tão bons”; “O Crepúsculo dos Ídolos. Como se filosofa com o martelo”; “Porque sou um destino”. Síntese dos temas tratados na aula anterior: a subversão nietzschiana da autobiografia clássica  (a paródia e o humor – a dimensão satírica e irónica da autobiografia nietzschiana); as estratégias retóricas utilizadas pelo autor: o auto-engrandecimento do Eu e a hiperbolização discursiva. Análise do capítulo “Porque sou um destino” (a excepcionalidade do sujeito).


Conclusão do estudo de "Ecce Homo", de F. Nietzsche

7 Abril 2021, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo de Ecce Homo, de F. Nietzsche. Foram compulsados os seguintes capítulos: “Porque escrevo livros tão bons”; “O Crepúsculo dos Ídolos. Como se filosofa com o martelo”; “Porque sou um destino”. Síntese dos temas tratados na aula anterior: a subversão nietzschiana da autobiografia clássica  (a paródia e o humor – a dimensão satírica e irónica da autobiografia nietzschiana); as estratégias retóricas utilizadas pelo autor: o auto-engrandecimento do Eu e a hiperbolização discursiva. Análise do capítulo “Porque sou um destino” (a excepcionalidade do sujeito).