Sumários

Apresentação do Programa e método de avaliação

25 Janeiro 2021, 14:00 Mário Vítor Bastos

Apresentação do Programa e método de avaliação.


Apresentação do Programa e método de avaliação

25 Janeiro 2021, 12:30 Mário Vítor Bastos

Apresentação do Programa e método de avaliação


Apresentação do programa

25 Janeiro 2021, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Início do curso. Apresentação do programa a lecionar e do processo de avaliação.

 

Objetivos de aprendizagem:

Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados ao Estudo da Cultura. Neste sentido, pretende-se proporcionar, desde uma perspetiva enfaticamente interdisciplinar, uma introdução ao conceito da cultura, assim como uma visão de conjunto e introdutória de certas obras e autores relevantes, de modo a fornecer ao estudante um quadro amplo de factos e situações relacionados com a tradição cultural, a memória histórica e a experiência da contemporaneidade.

Nesta ordem de ideias, a partir da perspetiva histórica e, fundamentalmente, das novas perspetivas para o estudo da questão cultural, procura-se problematizar e repensar criticamente a compreensão da cultura, assim como desenvolver e aperfeiçoar, gradualmente, as capacidades de interpretação, de análise e de síntese.

 

Conteúdos programáticos:

O conceito de cultura: definição, evolução e problematização.

O valor cultural: cultura erudita, cultura popular, cultura de massas e indústria cultural. A cultura e a influência da tecnologia na contemporaneidade.

O Estudo da Cultura e os Estudos Culturais. Identidade, diferença e hegemonia nos discursos críticos contemporâneos: pós-colonialismo, diversidade e globalização.

 

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), dois exercícios individuais, escritos e presenciais (40%) e uma prova final, escrita e presencial (50%).

A prova final, escrita e presencial foi marcada para o dia 10 de maio de 2021.

Os exercícios individuais e escritos serão realizados na sala de aulas ou, de ser caso disso, no Zoom, durante a aula virtual. Trata-se de exercícios de recensão crítica de um texto (teórico, ensaístico ou jornalístico) sobre algum dos aspetos, conceitos ou teorias culturais estudados nas aulas. O primeiro exercício individual e escrito foi marcado para o dia 8 de março de 2021 e o segundo para o dia 19 de abril de 2021.

 

Bibliografia:

AA.VV. (2007): Post-colonial studies: the key concepts (London: Routledge [2ª ed.]).

BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

CHABAL, Patrick (2012): The End of Conceit: Western Racionality after Postcolonialism (London: Zed).

EAGLETON, Terry (2000): The Idea of Culture (Oxford: Blackwell).

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).

HALL, Stuart (2004): A identidade cultural na pós-modernidade (Rio de Janeiro: DP&A).

PIRES, Maria Laura (2004): Teorias da cultura (Lisboa: Universidade Católica Editora).

SCHWANITZ, Dietrich (2006): Cultura: tudo o que é preciso saber (Lisboa: Dom Quixote).

TOMLINSON, John (1999): Globalization and Culture (Chicago: University of Chicago Press).

 

Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e ensaísticos destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas.


Horário de atendimento aos alunos:

Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as quartas-feiras das 17:30h às 18:30h e das 18:30 às 19:30h  – ou marcadas individualmente com os alunos. A fim de permitir um rápido esclarecimento de dúvidas, os alunos poderão entrar na reunião Zoom "Atendimento" livremente, das 17:30h às 18:30h. Para casos e assuntos mais complexos, o atendimento das 18:30 às 19:30 será sujeito a marcação e confirmação prévia (por email).


Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.

O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.


Apresentação do programa

25 Janeiro 2021, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Início do curso. Apresentação do programa a lecionar e do processo de avaliação.

 

Objetivos de aprendizagem:

Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados ao Estudo da Cultura. Neste sentido, pretende-se proporcionar, desde uma perspetiva enfaticamente interdisciplinar, uma introdução ao conceito da cultura, assim como uma visão de conjunto e introdutória de certas obras e autores relevantes, de modo a fornecer ao estudante um quadro amplo de factos e situações relacionados com a tradição cultural, a memória histórica e a experiência da contemporaneidade.

Nesta ordem de ideias, a partir da perspetiva histórica e, fundamentalmente, das novas perspetivas para o estudo da questão cultural, procura-se problematizar e repensar criticamente a compreensão da cultura, assim como desenvolver e aperfeiçoar, gradualmente, as capacidades de interpretação, de análise e de síntese.

 

Conteúdos programáticos:

O conceito de cultura: definição, evolução e problematização.

O valor cultural: cultura erudita, cultura popular, cultura de massas e indústria cultural. A cultura e a influência da tecnologia na contemporaneidade.

O Estudo da Cultura e os Estudos Culturais. Identidade, diferença e hegemonia nos discursos críticos contemporâneos: pós-colonialismo, diversidade e globalização.

 

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), dois exercícios individuais, escritos e presenciais (40%) e uma prova final, escrita e presencial (50%).


Os exercícios individuais e escritos serão realizados no Zoom, durante a aula virtual. Trata-se de exercícios de recensão crítica de um texto (teórico, ensaístico ou jornalístico) sobre algum dos aspetos, conceitos ou teorias culturais estudados nas aulas. O primeiro exercício individual e escrito foi marcado para o dia 8 de março de 2021 e o segundo para o dia 19 de abril de 2021.


A prova final, escrita e presencial foi marcada para o dia 10 de maio de 2021 e será realizada presencialmente na FLUL:

2a) TP6A: das 8:00 às 9:30, no Anfiteatro IV.

2b) TP6B: das 9:30 às 11:00, no Anfiteatro I.



 

Bibliografia:

AA.VV. (2007): Post-colonial studies: the key concepts (London: Routledge [2ª ed.]).

BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

CHABAL, Patrick (2012): The End of Conceit: Western Racionality after Postcolonialism (London: Zed).

EAGLETON, Terry (2000): The Idea of Culture (Oxford: Blackwell).

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).

HALL, Stuart (2004): A identidade cultural na pós-modernidade (Rio de Janeiro: DP&A).

PIRES, Maria Laura (2004): Teorias da cultura (Lisboa: Universidade Católica Editora).

SCHWANITZ, Dietrich (2006): Cultura: tudo o que é preciso saber (Lisboa: Dom Quixote).

TOMLINSON, John (1999): Globalization and Culture (Chicago: University of Chicago Press).

 

Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e ensaísticos destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas.


Horário de atendimento aos alunos:

Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as quartas-feiras das 17:30h às 18:30h e das 18:30 às 19:30h  – ou marcadas individualmente com os alunos. A fim de permitir um rápido esclarecimento de dúvidas, os alunos poderão entrar na reunião Zoom "Atendimento" livremente, das 17:30h às 18:30h. Para casos e assuntos mais complexos, o atendimento das 18:30 às 19:30 será sujeito a marcação e confirmação prévia (por email).


Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.

O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.