Sumários
Apresentação do Programa e método de avaliação
25 Janeiro 2021, 14:00 • Mário Vítor Bastos
Apresentação do Programa e método de avaliação.
Apresentação do Programa e método de avaliação
25 Janeiro 2021, 12:30 • Mário Vítor Bastos
Apresentação do Programa e método de avaliação
Apresentação do programa
25 Janeiro 2021, 09:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Início do curso. Apresentação do programa a lecionar e do processo de avaliação.
Objetivos de aprendizagem:
Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados ao Estudo da Cultura. Neste sentido, pretende-se proporcionar, desde uma perspetiva enfaticamente interdisciplinar, uma introdução ao conceito da cultura, assim como uma visão de conjunto e introdutória de certas obras e autores relevantes, de modo a fornecer ao estudante um quadro amplo de factos e situações relacionados com a tradição cultural, a memória histórica e a experiência da contemporaneidade.
Nesta ordem de ideias, a partir da perspetiva histórica e, fundamentalmente, das novas perspetivas para o estudo da questão cultural, procura-se problematizar e repensar criticamente a compreensão da cultura, assim como desenvolver e aperfeiçoar, gradualmente, as capacidades de interpretação, de análise e de síntese.
Conteúdos programáticos:
O conceito de cultura: definição, evolução e problematização.
O valor cultural: cultura erudita, cultura popular, cultura de massas e indústria cultural. A cultura e a influência da tecnologia na contemporaneidade.
O Estudo da Cultura e os Estudos Culturais. Identidade, diferença e hegemonia nos discursos críticos contemporâneos: pós-colonialismo, diversidade e globalização.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.
Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), dois exercícios individuais, escritos e presenciais (40%) e uma prova final, escrita e presencial (50%).
A prova final, escrita e presencial foi marcada para o dia 10 de maio de 2021.
Os exercícios individuais e escritos serão realizados na sala de aulas ou, de ser caso disso, no Zoom, durante a aula virtual. Trata-se de exercícios de recensão crítica de um texto (teórico, ensaístico ou jornalístico) sobre algum dos aspetos, conceitos ou teorias culturais estudados nas aulas. O primeiro exercício individual e escrito foi marcado para o dia 8 de março de 2021 e o segundo para o dia 19 de abril de 2021.
Bibliografia:
AA.VV. (2007): Post-colonial studies: the key concepts (London: Routledge [2ª ed.]).
BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).
BORDIEU, Pierre (2010): A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).
CHABAL, Patrick (2012): The End of Conceit: Western Racionality after Postcolonialism (London: Zed).
EAGLETON, Terry (2000): The Idea of Culture (Oxford: Blackwell).
ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).
HALL, Stuart (2004): A identidade cultural na pós-modernidade (Rio de Janeiro: DP&A).
PIRES, Maria Laura (2004): Teorias da cultura (Lisboa: Universidade Católica Editora).
SCHWANITZ, Dietrich (2006): Cultura: tudo o que é preciso saber (Lisboa: Dom Quixote).
TOMLINSON, John (1999): Globalization and Culture (Chicago: University of Chicago Press).
Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e ensaísticos destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas.
Horário de atendimento aos alunos:
Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as quartas-feiras das 17:30h às 18:30h e das 18:30 às 19:30h – ou marcadas individualmente com os alunos. A fim de permitir um rápido esclarecimento de dúvidas, os alunos poderão entrar na reunião Zoom "Atendimento" livremente, das 17:30h às 18:30h. Para casos e assuntos mais complexos, o atendimento das 18:30 às 19:30 será sujeito a marcação e confirmação prévia (por email).
Observações:
Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.
O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.
Apresentação do programa
25 Janeiro 2021, 08:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Início do curso. Apresentação do programa a lecionar e do processo de avaliação.
Objetivos de aprendizagem:
Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados ao Estudo da Cultura. Neste sentido, pretende-se proporcionar, desde uma perspetiva enfaticamente interdisciplinar, uma introdução ao conceito da cultura, assim como uma visão de conjunto e introdutória de certas obras e autores relevantes, de modo a fornecer ao estudante um quadro amplo de factos e situações relacionados com a tradição cultural, a memória histórica e a experiência da contemporaneidade.
Nesta ordem de ideias, a partir da perspetiva histórica e, fundamentalmente, das novas perspetivas para o estudo da questão cultural, procura-se problematizar e repensar criticamente a compreensão da cultura, assim como desenvolver e aperfeiçoar, gradualmente, as capacidades de interpretação, de análise e de síntese.
Conteúdos programáticos:
O conceito de cultura: definição, evolução e problematização.
O valor cultural: cultura erudita, cultura popular, cultura de massas e indústria cultural. A cultura e a influência da tecnologia na contemporaneidade.
O Estudo da Cultura e os Estudos Culturais. Identidade, diferença e hegemonia nos discursos críticos contemporâneos: pós-colonialismo, diversidade e globalização.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.
Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), dois exercícios individuais, escritos e presenciais (40%) e uma prova final, escrita e presencial (50%).
Os exercícios individuais e escritos serão realizados no Zoom, durante a aula virtual. Trata-se de exercícios de recensão crítica de um texto (teórico, ensaístico ou jornalístico) sobre algum dos aspetos, conceitos ou teorias culturais estudados nas aulas. O primeiro exercício individual e escrito foi marcado para o dia 8 de março de 2021 e o segundo para o dia 19 de abril de 2021.
A prova final, escrita e presencial foi marcada para o dia 10 de maio de 2021 e será realizada presencialmente na FLUL:
2a) TP6A: das 8:00 às 9:30, no Anfiteatro IV.
2b) TP6B: das 9:30 às 11:00, no Anfiteatro I.
Bibliografia:
AA.VV. (2007): Post-colonial studies: the key concepts (London: Routledge [2ª ed.]).
BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).
BORDIEU, Pierre (2010): A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).
CHABAL, Patrick (2012): The End of Conceit: Western Racionality after Postcolonialism (London: Zed).
EAGLETON, Terry (2000): The Idea of Culture (Oxford: Blackwell).
ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).
HALL, Stuart (2004): A identidade cultural na pós-modernidade (Rio de Janeiro: DP&A).
PIRES, Maria Laura (2004): Teorias da cultura (Lisboa: Universidade Católica Editora).
SCHWANITZ, Dietrich (2006): Cultura: tudo o que é preciso saber (Lisboa: Dom Quixote).
TOMLINSON, John (1999): Globalization and Culture (Chicago: University of Chicago Press).
Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e ensaísticos destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas.
Horário de atendimento aos alunos:
Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as quartas-feiras das 17:30h às 18:30h e das 18:30 às 19:30h – ou marcadas individualmente com os alunos. A fim de permitir um rápido esclarecimento de dúvidas, os alunos poderão entrar na reunião Zoom "Atendimento" livremente, das 17:30h às 18:30h. Para casos e assuntos mais complexos, o atendimento das 18:30 às 19:30 será sujeito a marcação e confirmação prévia (por email).
Observações:
Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.
O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.