Sumários

Início do estudo da obra "A Ideia de Cultura", de Terry Eagleton

17 Março 2021, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Discussão colectiva em torno dos pontos-chave presentes no capítulo "Versões de Cultura", in: A Ideia de Cultura, de Terry Eagleton. Explicitação dos principais tópicos a analisar nas próximas sessões: 1. Perspectiva etimológica e posterior transmutação do sentido do conceito; 2. Cultura e religião; 3. Conjunto complexo de dicotomias que encerram implicações filosóficas (ambivalência do conceito de cultura); 4. Dupla dimensão (descritiva e prescritiva); 5. Matéria do mundo ou matéria do eu? 6. Dicotomia: acção e passividade; 7. Concepção neo-humanista de cultura, 8. O Estado e a Cultura (a perspectiva schilleriana); 9. A tensão cultura/civilização; 10. A viragem culturalista e o pluralismo cultural; 11. Cultura e política: modernismo e pós-modernismo, pro-actividade vs. quietude política (romantismo vs. marxismo). 12. Os três sentidos de cultura. Análise de um excerto referente ao capítulo 5, "Para uma Cultura Comum", da obra A Ideia de Cultura, pp. 153-154: o esboço de uma diferenciação entre a concepção neo-marxista de cultura (Raymond Williams) e a concepção eliotiana de cultura. Aprofundamento das principais características dos Estudos Culturais.


T. S. Eliot. Notes towards the Definition of Culture 3

16 Março 2021, 14:00 Miguel Ramalhete Gomes

Discussion of the chapter "The Class and the Elite", from Notes towards the Definition of Culture, by T. S. Eliot.

T. S. Eliot. Notes towards the Definition of Culture. Faber & Faber, 1962, pp. 13-49.


Conclusão do estudo da obra "Teorias da Cultura", de Laura Pires

16 Março 2021, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo da obra "Teorias da Cultura", de Laura Pires. Principais pontos abordados: a perspectiva diacrónica e perspectiva sincrónica de cultura; do sentido filológico ao sentido figurado de cultura; o pensamento de J. Braudrillard e a obra "Rebelião das Massas", de Ortega y Gasset; o conceito de "paideia" e de "Bildung"; questões epistemológicas (debate sobre os laços e diferenças entre as  Kulturwissenschaften e os  Cultural Studies); a concepção eliotiana de cultura e a concepção de Raymond Williams (cultura enquanto "a whole way of life", in:  Culture and Society, de 1958). Caracterização das diferentes categorias do conceito de cultura (pp. 46-47): 1) categoria cognitiva; 2 ) categoria colectiva; 3) categoria descritiva; 4) categoria social; 5) categoria ideológica; 6) categoria material. Breve esclarecimento e ponto de situação sobre a evolução dos trabalhos individuais dos discentes.



Conclusão do estudo da obra "Teorias da Cultura", de Laura Pires

16 Março 2021, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo da obra "Teorias da Cultura", de Laura Pires. Principais pontos abordados: a perspectiva diacrónica e perspectiva sincrónica de cultura; do sentido filológico ao sentido figurado de cultura; o pensamento de J. Braudrillard e a obra "Rebelião das Massas", de Ortega y Gasset; o conceito de "paideia" e de "Bildung"; questões epistemológicas (debate sobre os laços e diferenças entre as   Kulturwissenschaften e os   Cultural Studies); a concepção eliotiana de cultura e a concepção de Raymond Williams (cultura enquanto "a whole way of life", in:   Culture and Society, de 1958). Caracterização das diferentes categorias do conceito de cultura (pp. 46-47): 1) categoria cognitiva; 2 ) categoria colectiva; 3) categoria descritiva; 4) categoria social; 5) categoria ideológica; 6) categoria material. Breve esclarecimento e ponto de situação sobre a evolução dos trabalhos individuais dos discentes.


A metáfora do capital cultural e a metáfora do capital simbólico

15 Março 2021, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Bourdieu e a metáfora do capital cultural: a habilidade para ler e entender os códigos culturais e a sua distribuição desigual na sociedade.

O benefício de legitimação do capital cultural na batalha pelo poder simbólico.

O capital simbólico e o capital económico.


Visionamento (parcial) do documentário Quem é afinal Jackson Pollock? de Harry Moses (2006).

Os alunos devem analisar individualmente o documentário e enviar as suas repostas por e-mail à professora. Prazo de entrega: 5 abril.

Na análise do caso apresentado no filme devem ser aplicados os conceitos propostos por Pierre Bourdieu. Além disso, os alunos devem identificar e explicar a concepção da Cultura e o consumo cultural da protagonista (e a sua família e amigos), assim como a concepção da Cultura dos especialistas.


Bibliografia:

BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

SANTOS, João de Almeida (1987): O princípio da hegemonia em Gramsci (Lisboa: Vega).