Sumários

Theodor W. Adorno. “Culture Industry Reconsidered”

27 Abril 2021, 14:00 Miguel Ramalhete Gomes

Discussion of the essay “Culture Industry Reconsidered”, by Theodor W. Adorno.

Theodor W. Adorno. “Culture Industry Reconsidered”. The Culture Industry, ed. J. M. Bernstein. Routledge, 2001, pp. 98-106.


Visionamento do filme Birdman (2014), de Alejandro González Iñárritu.

27 Abril 2021, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Visionamento do filme Birdman (2014), de Alejandro González Iñárritu.



Visionamento do filme Birdman (2014), de Alejandro González Iñárritu.

27 Abril 2021, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Visionamento do filme Birdman (2014), de Alejandro González Iñárritu.



A renovação cultural e estilística da cultura de massas

26 Abril 2021, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A defesa da cultura de massas: a divulgação da cultura de massas na sociedade industrial e a participação das massas na vida cultural; as funções de estímulo da divulgação de conceitos e produtos da ‘Alta cultura’ através dos digest, do cinema comercial…

Exemplos paradigmáticos da renovação cultural e estilística da cultura de massas:  a mecânica de perceção da imagem, as novas gramáticas do cinema, a transmissão direta do estilo jornalístico e da BD.

A distinção canônica dos três níveis intelectuais (e culturais) de Dwight MacDonald: high, middle e lowbrow.

A categoria da midcult na obra de MacDonald: uma depauperação e falsificação comercial da Alta Cultura.

O problema do reconhecimento do Kitsch e da associação maniqueísta do Kitsch e da midcult. A delimitação dos espaços diversos existentes dentro da cultura: o ‘minifúndio’ da Arte e o ‘latifúndio’ da cultura de entretenimento na obra de Umberto Eco.


Bibliografia:

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).

MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.


A renovação cultural e estilística da cultura de massas

26 Abril 2021, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A defesa da cultura de massas: a divulgação da cultura de massas na sociedade industrial e a participação das massas na vida cultural; as funções de estímulo da divulgação de conceitos e produtos da ‘Alta cultura’ através dos digest, do cinema comercial…

Exemplos paradigmáticos da renovação cultural e estilística da cultura de massas:  a mecânica de perceção da imagem, as novas gramáticas do cinema, a transmissão direta do estilo jornalístico e da BD.

A distinção canônica dos três níveis intelectuais (e culturais) de Dwight MacDonald: high, middle e lowbrow.

A categoria da midcult na obra de MacDonald: uma depauperação e falsificação comercial da Alta Cultura.

O problema do reconhecimento do Kitsch e da associação maniqueísta do Kitsch e da midcult. A delimitação dos espaços diversos existentes dentro da cultura: o ‘minifúndio’ da Arte e o ‘latifúndio’ da cultura de entretenimento na obra de Umberto Eco.


Bibliografia:

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).

MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.