Sumários

A metáfora do capital cultural e a metáfora do capital simbólico

15 Março 2021, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Bourdieu e a metáfora do capital cultural: a habilidade para ler e entender os códigos culturais e a sua distribuição desigual na sociedade.

O benefício de legitimação do capital cultural na batalha pelo poder simbólico.

O capital simbólico e o capital económico.


Visionamento (parcial) do documentário Quem é afinal Jackson Pollock? de Harry Moses (2006).

Os alunos devem analisar individualmente o documentário e enviar as suas repostas por e-mail à professora. Prazo de entrega: 5 abril.

Na análise do caso apresentado no filme devem ser aplicados os conceitos propostos por Pierre Bourdieu. Além disso, os alunos devem identificar e explicar a concepção da Cultura e o consumo cultural da protagonista (e a sua família e amigos), assim como a concepção da Cultura dos especialistas.

Bibliografia:

BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

SANTOS, João de Almeida (1987): O princípio da hegemonia em Gramsci (Lisboa: Vega).



Políticas e indústrias culturais e do mono ao multiculturalismo: reflexão e problematização a partir de um case study dramatizado.

12 Março 2021, 15:30 Annabela Rita

Políticas e indústrias culturais e do mono ao multiculturalismo: reflexão e problematização a partir de um case study dramatizado. Intervenção do Mestre Alexandre Honrado.



T. S. Eliot. Notes towards the Definition of Culture 2

12 Março 2021, 14:00 Miguel Ramalhete Gomes

Discussion of the chapter "The Three Senses of “Culture", from Notes towards the Definition of Culture, by T. S. Eliot.

T. S. Eliot. Notes towards the Definition of Culture. Faber & Faber, 1962, pp. 13-49.


T. S. Eliot. Notes towards the Definition of Culture 2

12 Março 2021, 12:30 Miguel Ramalhete Gomes

Discussion of the chapter "The Three Senses of “Culture", from Notes towards the Definition of Culture, by T. S. Eliot.

T. S. Eliot. Notes towards the Definition of Culture. Faber & Faber, 1962, pp. 13-49.


Um caso paradigmático das lutas pelo poder simbólico: pintura moderna e ‘capital cultural’

12 Março 2021, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As distinções entre o ‘bom’ gosto e o gosto ‘vulgar’ e as funções implícitas e indiretas desses juízos estéticos: o fortalecimento da divisão social e da autoridade da classe dominante em termos culturais.

A análise do benefício de legitimação do capital cultural na batalha pelo poder simbólico presente na obra Distinction de Pierre Bourdieu.

A visão da cultura como um conjunto variados de modos de atuar e produzir, mas também de rituais culturais adequados às estratégias impostas nas diferentes situações sociais.

Um exemplo paradigmático: as propostas artísticas da pós-modernidade. A distinção entre ‘bom gosto’ e ‘gosto vulgar’ e a legitimação da distinção de classes.

Bibliografia:

BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

SANTOS, João de Almeida (1987): O princípio da hegemonia em Gramsci (Lisboa: Vega).