Sumários

Nas origens da reflexão sobre o literário

14 Outubro 2025, 17:00 Patrícia Soares Martins

Platão: os diálogos socráticos.

Leitura de um trecho de A Républica sobre os géneros e de outro sobre a imitação e as artes miméticas. A concepção tripartida dos géneros tal como fixado pela sua posteridade. A lírica, ausente dos tratados da Antiguidade é objecto de uma teorização sistemática com Petrarca (sec. XIII) e posteriormente com os petrarquistas ( ao longo do séc. XVI e XVII).  (Cf. Vitor Manuel Aguiar e Silva, Teoria e Metodologia literárias  [1985]- sobre os géneros na Antiguidade, na Idade Média e no Renascimento). 


Álvaro de Campos — 1

14 Outubro 2025, 14:00 Amândio Reis

1. Leitura e análise de alguns passos fundamentais de "Apontamentos para uma estética não-aristotélica" (1924), de Álvaro de Campos; breve enquadramento deste ensaio na fase tardia, chamada intimista e/ou pessimista, do heterónimo.

1.1. Os pontos de partida do ensaio: os "apontamentos" (i.e., notas, esboços, em contraste com um pensamento sistemático e totalizante) e a dimensão "não-aristotélica" (i.e., a negação de princípios de ordem, forma, lógica ou moral).
1.2. A contradição argumentativa dos "Apontamentos" enquanto metodologia, e não erro, que torna o texto a melhor concretização da teoria que defende; p.ex.: a aproximação inicial a modelos científicos, contrariada no final da parte I, ou a rejeição de modelos da antiguidade clássica, reincorporados, afinal, na conclusão do texto.
2. Tentativa de caracterização das estéticas "aristotélica" (ordem, unicidade, coerência, verosimilhança, catarse enquanto equilíbrio, "beleza", arte que ensina e edifica) e "não-aristotélica" (caos, fragmentação, paradoxo, criação de novas realidades, intensidade e choque, arte que experimenta e desconcerta).
2.1. Leitura do poema de Campos, "Apontamento", como texto paradigmático da concepção de um sujeito fragmentado.


Horácio, Arte Poética

13 Outubro 2025, 17:00 Ângela Fernandes

A reflexão sobre a poesia no universo romano. A Arte Poética, de Horácio, e a explicitação de regras de composição poética: coerência e adequação; imitação dos modelos da tradição; simplicidade e sobriedade na inovação.

Leitura e comentário do poema “Do justo excesso ou dos pequenos furtos”, de Ana Luísa Amaral: a reflexão contemporânea sobre os processos de “furto” na criação poética.

Entrega, pelos estudantes, do primeiro trabalho escrito obrigatório (relatório de uma aula assistida).

 


Rei Édipo (continuação)

13 Outubro 2025, 14:00 Claudia Jeanette Fischer

Imagens de teatros na Antiguidade Clássica.

Leitura e comentário de Rei Édipo (Párodo e episódio I)
Apresentação do plano de acção da obra (Moodle).
TPC: Leitura dos Episódios II e III. Contribuições para o plano de acção.


Rei Édipo (Párodo e episódio I)

13 Outubro 2025, 12:30 Claudia Jeanette Fischer

Imagens de teatros na Antiguidade Clássica.

Leitura e comentário de Rei Édipo (Párodo e episódio I)
Apresentação do plano de acção da obra (Moodle).
TPC: Leitura dos Episódios II e III. Contribuições para o plano de acção.