Sumários

Mimese e representação. A Poética de Aristóteles

8 Novembro 2017, 14:00 Patrícia Soares Martins

A Poética de Aristóteles e o conceito de artes imitativas. A Poética e os "géneros" ou "espécies" da poesia. O fundamento antropológico da noção de mimese e a defesa do que virá a ser o ideal clássico do "deleitar e instruir". O objecto da imitação, os modos e os meios da imitação. Leitura de algumas passagens do tratado de Aristóteles.
Início do estudo de "Céu em Fogo" de Mário de Sá-Carneiro: contextualização histórica. 


Entrega e Correcção do 1º teste de avaliação

8 Novembro 2017, 08:00 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

Entrega e Correcção do 1º teste de avaliação


A versão cinematográfica e o texto dramático

7 Novembro 2017, 12:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Comentário do filme, dando especial atenção à sua ligação ao drama estudado.

Indicações sobre o modelo de teste escrito a realizar na próxima sessão.


Close reading of poems

7 Novembro 2017, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Close reading of a poem by Edward-Lucie Smith, "Silence."



Continuação do estudo de Hamlet.

7 Novembro 2017, 10:00 Serafina Martins

1 - Entrega do primeiro teste; observações sobre problemas de ordem geral.

2 - Técnicas teatrais em Hamlet (continuação): a personagem como narrador; a reiteração (cujo destinatário principal é o espectador); a repetição de contextos situacionais; a "mise-en-abyme".

3 - A repetição de contextos situacionais (ou de situações padronizadas, segundo Nigel Alexander):

a) o ardil, a conspiração, o conluio, a "ratoeira": a importância destas situações na peça, seja pela sua recorrência e, logo, pela sua importância no enredo, seja pelo que revela sobre a configuração moral da corte de Elsinore.