Sumários

Funcionamento do Campo literário

2 Outubro 2017, 10:00 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

Campo Literário segundo Pierre Bourdieu.


A literatura como fenómeno social reconhecível.
A literatura como fenómeno socialmente construído.


Funcionamento do Campo literário

2 Outubro 2017, 08:00 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

Campo Literário segundo Pierre Bourdieu.


A literatura como fenómeno social reconhecível.
A literatura como fenómeno socialmente construído.


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29 Setembro 2017, 16:00 Patrícia Soares Martins

Leitura de uma passagem do "Ensaio sobre a Origem das Línguas" de Rousseau: uma concepção segundo a qual a língua e a poesia nascem em simultâneo e um entendimento da  como sendo naturalmente figurada. 
Língua e língua nacional, ideia que nasce no século das Luzes e prossegue durante o século XIX romântico e positivista. 
Algumas particularidades da linguagem escrita:  a iterabilidade, a possibilidade da repetição sob todas as formas, da citação ao pastiche. Algumas considerações sobre o oral e o escrito. Breve referência à gramatologia de Derrida e ao seu entendimento de escrita (comum ao que designamos por oral e por escrito). 
Continuação da leitura dos textos poéticos indicados na primeira aula.


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29 Setembro 2017, 14:00 Patrícia Soares Martins

Leitura de uma passagem do "Ensaio sobre a Origem das Línguas" de Rousseau: uma concepção segundo a qual a língua e a poesia nascem em simultâneo e um entendimento da  como sendo naturalmente figurada. 
Língua e língua nacional, ideia que nasce no século das Luzes e prossegue durante o século XIX romântico e positivista. 
Algumas particularidades da linguagem escrita:  a iterabilidade, a possibilidade da repetição sob todas as formas, da citação ao pastiche. Algumas considerações sobre o oral e o escrito. Breve referência à gramatologia de Derrida e ao seu entendimento de escrita (comum ao que designamos por oral e por escrito). 
Continuação da leitura dos textos poéticos indicados na primeira aula.


Continuação da matéria da aula anterior.

29 Setembro 2017, 10:00 Serafina Martins

1 - Definição de "close reading" (o método usado nas aulas para o estudo do conto).

2 - Análise dos dois parágrafos iniciais do conto, tendo-se chamado a atenção para os seguintes aspectos: dados que permitem inferir o carácter do narrador, tendo a ver nomeadamente, com o uso de recursos retóricos específicos (por exemplo, o cliché, a metáfora gasta); significado dos nomes de duas personagens femininas e jogo paródico com um desses nomes; instabilidade do narrador (ainda no que respeita ao seu carácter) visível ao longo do conto e, em particular, na última parte.