Sumários
2 Outubro 2017, 10:00
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Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio
Campo Literário segundo Pierre Bourdieu.
A literatura como fenómeno social reconhecível.
A literatura como fenómeno socialmente construído.
2 Outubro 2017, 08:00
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Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio
Campo Literário segundo Pierre Bourdieu.
A literatura como fenómeno social reconhecível.
A literatura como fenómeno socialmente construído.
29 Setembro 2017, 16:00
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Patrícia Soares Martins
Leitura de uma passagem do "Ensaio sobre a Origem das Línguas" de Rousseau: uma concepção segundo a qual a língua e a poesia nascem em simultâneo e um entendimento da como sendo naturalmente figurada.
Língua e língua nacional, ideia que nasce no século das Luzes e prossegue durante o século XIX romântico e positivista.
Algumas particularidades da linguagem escrita: a iterabilidade, a possibilidade da repetição sob todas as formas, da citação ao pastiche. Algumas considerações sobre o oral e o escrito. Breve referência à gramatologia de Derrida e ao seu entendimento de escrita (comum ao que designamos por oral e por escrito).
Continuação da leitura dos textos poéticos indicados na primeira aula.
29 Setembro 2017, 14:00
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Patrícia Soares Martins
Leitura de uma passagem do "Ensaio sobre a Origem das Línguas" de Rousseau: uma concepção segundo a qual a língua e a poesia nascem em simultâneo e um entendimento da como sendo naturalmente figurada.
Língua e língua nacional, ideia que nasce no século das Luzes e prossegue durante o século XIX romântico e positivista.
Algumas particularidades da linguagem escrita: a iterabilidade, a possibilidade da repetição sob todas as formas, da citação ao pastiche. Algumas considerações sobre o oral e o escrito. Breve referência à gramatologia de Derrida e ao seu entendimento de escrita (comum ao que designamos por oral e por escrito).
Continuação da leitura dos textos poéticos indicados na primeira aula.
29 Setembro 2017, 10:00
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Serafina Martins
1 - Definição de "close reading" (o método usado nas aulas para o estudo do conto).
2 - Análise dos dois parágrafos iniciais do conto, tendo-se
chamado a atenção para os seguintes aspectos: dados que permitem inferir o
carácter do narrador, tendo a ver nomeadamente, com o uso de recursos retóricos
específicos (por exemplo, o cliché, a metáfora gasta); significado dos nomes de
duas personagens femininas e jogo paródico com um desses nomes; instabilidade
do narrador (ainda no que respeita ao seu carácter) visível ao longo do conto
e, em particular, na última parte.