Sumários

Visionamento de filme

14 Dezembro 2017, 12:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Visionamento da 1.ª parte do filme 'O Talentoso Mr. Ripley', realizado em 1999 por Anthony Minghella, com base no romance de Patricia Highsmith. O realizador mantém a personagem de Tom Ripley no centro da acção, mas trá-lo para o domínio da moralidade burguesa.


Júlio César, de Shakespeare. O Modo dramático

13 Dezembro 2017, 16:00 Patrícia Soares Martins

. A distinção entre o teatral e o dramático .  O dramático caracterizado por Emil Staiger  como o modo da tensão,  vive essencialmente do problemático e do pathos (da emoção). Continuação do estudo de Shakespeare, Júlio César. Os elementos do maravilhoso ( o fantasma) e da superstição (os adivinhos, os augures, a interpretação dos sonhos) e o princípio racional que dita os modos de conduta com base nas filosofias antigas, o epicurismo e o estoicismo, representadas na peça respectivamente por Cássio e Bruto. 
Visionamento de uma passagem da adaptação cinematográfica de Joseph Mankiewicz da peça de Shakespeare, correspondente ao acto II e à primeira cena do acto III , com base na qual se procurou caracterizar, a partir dos seus actos o pensamento e o carácter de três das personagens centrais, Bruto, Cássio e Marco António e a tensão que atinge o seu ponto culminante no assassinato de César. O caso de Cícero, deduzido da única fala que lhe cabe na peça de Shakespeare.


Júlio César, de Shakespeare. O Modo dramático

13 Dezembro 2017, 14:00 Patrícia Soares Martins

. A distinção entre o teatral e o dramático .  O dramático caracterizado por Emil Staiger  como o modo da tensão,  vive essencialmente do problemático e do pathos (da emoção). Continuação do estudo de Shakespeare, Júlio César. Os elementos do maravilhoso ( o fantasma) e da superstição (os adivinhos, os augures, a interpretação dos sonhos) e o princípio racional que dita os modos de conduta com base nas filosofias antigas, o epicurismo e o estoicismo, representadas na peça respectivamente por Cássio e Bruto. 
Visionamento de uma passagem da adaptação cinematográfica de Joseph Mankiewicz da peça de Shakespeare, correspondente ao acto II e à primeira cena do acto III , com base na qual se procurou caracterizar, a partir dos seus actos o pensamento e o carácter de três das personagens centrais, Bruto, Cássio e Marco António e a tensão que atinge o seu ponto culminante no assassinato de César. O caso de Cícero, deduzido da única fala que lhe cabe na peça de Shakespeare.


Patricia Highsmith: O Talentoso Mr. Ripley

12 Dezembro 2017, 12:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Continuação do estudo do romance de Patricia Highsmith, O Talentoso Mr. Ripley - caracterização cuidada das principais personagens; a subversão da moral convencional; a problemática da identidade e da homossexualidade; a ironia presente no texto e o seu efeito.


Screening of film

12 Dezembro 2017, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Screening of film by Peter Weber, Girl with a Pearl Earring (2004).