Sumários
14 Dezembro 2017, 12:00
•
Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Visionamento da 1.ª parte do filme 'O Talentoso Mr. Ripley', realizado em 1999 por Anthony Minghella, com base no romance de Patricia Highsmith. O realizador mantém a personagem de Tom Ripley no centro da acção, mas trá-lo para o domínio da moralidade burguesa.
13 Dezembro 2017, 16:00
•
Patrícia Soares Martins
. A distinção entre o teatral e o dramático . O dramático caracterizado por Emil Staiger como o modo da tensão, vive essencialmente do problemático e do pathos (da emoção). Continuação do estudo de Shakespeare, Júlio César. Os elementos do maravilhoso ( o fantasma) e da superstição (os adivinhos, os augures, a interpretação dos sonhos) e o princípio racional que dita os modos de conduta com base nas filosofias antigas, o epicurismo e o estoicismo, representadas na peça respectivamente por Cássio e Bruto.
Visionamento de uma passagem da adaptação cinematográfica de Joseph Mankiewicz da peça de Shakespeare, correspondente ao acto II e à primeira cena do acto III , com base na qual se procurou caracterizar, a partir dos seus actos o pensamento e o carácter de três das personagens centrais, Bruto, Cássio e Marco António e a tensão que atinge o seu ponto culminante no assassinato de César. O caso de Cícero, deduzido da única fala que lhe cabe na peça de Shakespeare.
13 Dezembro 2017, 14:00
•
Patrícia Soares Martins
. A distinção entre o teatral e o dramático . O dramático caracterizado por Emil Staiger como o modo da tensão, vive essencialmente do problemático e do pathos (da emoção). Continuação do estudo de Shakespeare, Júlio César. Os elementos do maravilhoso ( o fantasma) e da superstição (os adivinhos, os augures, a interpretação dos sonhos) e o princípio racional que dita os modos de conduta com base nas filosofias antigas, o epicurismo e o estoicismo, representadas na peça respectivamente por Cássio e Bruto.
Visionamento de uma passagem da adaptação cinematográfica de Joseph Mankiewicz da peça de Shakespeare, correspondente ao acto II e à primeira cena do acto III , com base na qual se procurou caracterizar, a partir dos seus actos o pensamento e o carácter de três das personagens centrais, Bruto, Cássio e Marco António e a tensão que atinge o seu ponto culminante no assassinato de César. O caso de Cícero, deduzido da única fala que lhe cabe na peça de Shakespeare.
12 Dezembro 2017, 12:00
•
Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Continuação do estudo do romance de Patricia Highsmith, O Talentoso Mr. Ripley - caracterização cuidada das principais personagens; a subversão da moral convencional; a problemática da identidade e da homossexualidade; a ironia presente no texto e o seu efeito.
12 Dezembro 2017, 10:00
•
Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes
Screening of film by Peter Weber, Girl with a Pearl Earring (2004).