Sumários
7 Dezembro 2017, 12:00
•
Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Esta sessão teve duas partes distintas.
Na 1.ª parte da aula visionámos as cenas finais do filme Crime & Punishment e comentámos brevemente o filme, tendo em atenção o romance de Dostoiévski.
Na 2.ª parte iniciámos o estudo do romance O Talentoso Mr. Ripley (1955) da escritora norte-americana Patricia Highsmith, considerada uma das grandes autoras de romance policial.
7 Dezembro 2017, 10:00
•
Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes
Tracy Chevalier's novel, Girl with a Pearl Earring - analysis and interpretation of several excerpts.
Ekphrastic sections of the novel.
The design of the plot.
6 Dezembro 2017, 16:00
•
Patrícia Soares Martins
Leitura de excertos da Poética de Aristóteles dobre o modo dramático: as noções de mimese e de catarse. Os seis elementos constitutivos da fábula. As particularidades do herói trágico, segundo Aristóteles.
Júlio César, de Shakespeare e as fontes historiográficas. Aspectos da caracterização de Bruto, de Júlio César e e Marco António nas Vidas Paralelas, de Plutarco. As personagens secundárias, em particular as femininas (Calpúrnia e Portia) e os diferentes papéis que desempenham, mas também Cícero. A importância da arte oratória na peça. As circunstâncias históricas e a sua recriação na peça. Leitura de alguns solilóquios célebres, em particular o de Bruto, no início do acto II.
Visualização de uma passagem (correspondente ao acto I e início do acto II) do filme de Joseph Mankiewicz, Júlio César.
6 Dezembro 2017, 14:00
•
Patrícia Soares Martins
Leitura de excertos da Poética de Aristóteles dobre o modo dramático: as noções de mimese e de catarse. Os seis elementos constitutivos da fábula. As particularidades do herói trágico, segundo Aristóteles.
Júlio César, de Shakespeare e as fontes historiográficas. Aspectos da caracterização de Bruto, de Júlio César e e Marco António nas Vidas Paralelas, de Plutarco. As personagens secundárias, em particular as femininas (Calpúrnia e Portia) e os diferentes papéis que desempenham, mas também Cícero. A importância da arte oratória na peça. As circunstâncias históricas e a sua recriação na peça. Leitura de alguns solilóquios célebres, em particular o de Bruto, no início do acto II.
Visualização de uma passagem (correspondente ao acto I e início do acto II) do filme de Joseph Mankiewicz, Júlio César.
5 Dezembro 2017, 12:00
•
Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Visionamento da 2.ª parte do filme Crime & Punishment de Julian Jarrold (BBC, 2008).