Sumários

Continuação do estudo de Hamlet.

7 Novembro 2017, 08:00 Serafina Martins

1 - Entrega do primeiro teste; observações sobre problemas de ordem geral.

2 - Técnicas teatrais em Hamlet (continuação): a personagem como narrador; a reiteração (cujo destinatário principal é o espectador); a repetição de contextos situacionais; a "mise-en-abyme".

3 - A repetição de contextos situacionais (ou de situações padronizadas, segundo Nigel Alexander):

a) o ardil, a conspiração, o conluio, a "ratoeira": a importância destas situações na peça, seja pela sua recorrência e, logo, pela sua importância no enredo, seja pelo que revela sobre a configuração moral da corte de Elsinore.


Noção de cânone

6 Novembro 2017, 10:00 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

Conceito de cânone. Origens e aplicações da palavra.Cânone escolar, cânone autoral, cânone da História Literária. Cânone e cânones.
Limitações e virtualidades do conceito.Cânone, transmissão, memória. Cânone e reconfiguração.


Noção de cânone literário

6 Novembro 2017, 08:00 Vanda Maria Coutinho Garrido Anastácio

Conceito de cânone. Origens e aplicações da palavra.

Cânone escolar, cânone autoral, cânone da História Literária. Cânone e cânones.
Limitações e virtualidades do conceito.
Cânone, transmissão, memória. Cânone e reconfiguração.


Teste

3 Novembro 2017, 16:00 Patrícia Soares Martins

Exercício escrito de avaliação de conhecimentos.


Teste

3 Novembro 2017, 14:00 Patrícia Soares Martins

Exercício escrito de avaliação de conhecimentos.