Sumários
A República de Platão
28 Outubro 2015, 16:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Conclusão do estudo do diálogo platónico iniciado na aula anterior - as três críticas: 1.ª crítica - as obras dos artistas são meras cópias, são "conhecimento de 3.ª ordem"; 2.ª crítica - os artistas dependem da criação de ilusões, logo apelam à emoção, elemento inferior da alma; 3.ª crítica: as artes têm um efeito moralmente corruptor.
Representação
28 Outubro 2015, 08:00 • Patrícia Soares Martins
Observações sobre a leitura de Erich Auerbach em Mimesis (1946) de um canto da Odisseia de Homero e de um relato do Antigo Testamento. Os diversos "estilos" que o crítico identifica nos modos de representação da realidade na Literatura Ocidental. Esclarecimentos sobre algumas das noções usadas por Auerbach: estilo, poema épico, lenda, maravilhoso, maravilhoso cristão, relato histórico, estilo elevado e baixo. Realidade e ficção: a noção de verosimilhança.
Funções da literatura
27 Outubro 2015, 10:00 • Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes
- Figuras de apelação: pergunta retórica, exclamação e apóstrofe.
- Comentário a um excerto de Arte poética de Horácio: o “doce” e o “útil”.
- Análise e interpretação do poema de António Nobre, “Não repararam nunca? Pela aldeia...”.
A República de Platão
26 Outubro 2015, 16:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Estudo de algumas partes do Livro III do diálogo de Platão - o papel da arte na educação dos futuros guardiões do seu estado ideal; limites impostos ao poeta em questões de assunto e estilo; a condenação da poesia mimética e dos efeitos emocionais da arte. Início da leitura crítica da 1.ª parte do Livro X do diálogo platónico - o reiterado ataque de Platão às artes (poesia, arte dramática, pintura e escultura).