Sumários

Conotação

24 Novembro 2015, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

- Análise e interpretação do poema de William Blake, “The Sick Rose”.

- Exercício de tradução colectiva do poema.         

- Confronto da tradução colectiva com traduções portuguesas do poema já existentes.

- Continuação do estudo dos tropos: ironia, eufemismo, arcaísmo, neologismo e hipérbole..


2º exercício escrito

23 Novembro 2015, 18:00 Margarida Madureira

2º exercício escrito


Arthur Schnitzler: O Tenente Gustl

23 Novembro 2015, 16:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Introdução ao Estudo do texto O Tenente Gustl de Arthur Schnitzler: o recurso ao monólogo interior, uma técnica literária inovadora; breve caracterização do contexto social, político e cultural de Viena na viragem do século, necessário ao entendimento das muitas referências presentes no texto.

Análise cuidada do parágrafo de abertura.


Conotação e denotação

19 Novembro 2015, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

- Leitura e comentário dum artigo de jornal sobre uma escultura polémica.

- Introdução à noção de “abertura” da obra de arte e da natureza do estímulo estético. Conceitos de conotação e denotação.

-Ainda o conceito de conotação com a leitura comentada de dois excertos de Umberto Eco e Jorge Luis Borges.

- Análise e interpretação dum poema de António Gedeão, “Poema da palavra exacta”.

-Leitura e comentário dum passo de Vítor Manuel de Aguiar e Silva sobre conotação.


Guy de Maupassant, “A Casa Tellier”: a construção da narrativa realista

18 Novembro 2015, 18:00 Margarida Madureira

Guy de Maupassant, “A Casa Tellier”: a construção da narrativa realista. Análise do capítulo 1. Algumas noções de narratologia. Narrativa, história e narração. Tempo da história e tempo da narrativa. Descrição e narração.

TEXTO:

  • MAUPASSANT, Guy de, « A Casa Tellier », in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTARR:
  • GENETTE, Gérard, Discurso da narrativa. Ensaio de método. Lisboa : Arcádia, 1979