Sumários

Patrick Süskind: O Perfume

2 Dezembro 2015, 16:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Continuação do estudo do romance de Süskind - a 2.ª parte: Grenouille parte para sul em busca da sua identidade; a problemática da 'catástrofe interior' e a questão da inversão da normalidade.


Júlio César, de Shakespeare

2 Dezembro 2015, 08:00 Patrícia Soares Martins

Introdução ao estudo da peça de William Shakespeare: Júlio César.Aspectos gerais da história de Roma no período retratado . As fontes historiográficas usadaspor Shakespeare, em particular  Vidas Paralelas de Plutarco. Aspectos da estrutura da peça e caracterização das principais personagens: identificação dos elementos em conflito e do modo como é conduzida a acção trágica.  O aproveitamento dramático da retórica e da oratória postas ao serviço da acção trágica. Visionamento de uma cena do filme de Joseph Mankiewicz , "Júlio César". Como constroem as personagens, respectivamente Bruto e Marco António, o seu discurso de modo a persuadirem o auditório das suas razões e o mobilizarem para as suas causas.


Tradição e inovação

1 Dezembro 2015, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

- Noção de mimese, segundo Aristóteles – comentário de um excerto de Poética.

- A noção de tradição e inovação – Comentário a um excerto de T. S. Eliot de “Tradição e talento individual”.

- Leitura e comentário de três sonetos: 348 de Petrarca, “De quantas graças tinha…” de Luís de Camões e VI de Diogo Bernardes. Análise e interpretação do soneto de Camões - diferenças e semelhanças como de Petrarca.


O estudo das relações interartes: literatura e pintura

30 Novembro 2015, 18:00 Margarida Madureira

O estudo das relações interartes. Literatura e pintura. O impressionismo. Maupassant e o impressionismo. A descrição realista.

TEXTO:

  • MAUPASSANT, Guy, « A casa Tellier », in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.

PINTURA:

  • MONET, Claude, « Impression : soleil levant » (1872. Paris, Museu Marmottan).
  • MONET, Claude, « Les Coquelicots à Argenteuil » (1873. Paris, Musée d’Orsay).
  • MONET, Claude, « Été: champ de Coquelicots » (1875. Colecção privada)
  • MONET, Claude, « La Cathédral de Rouen » (1892-1894. Vários).
  • RENOIR, Auguste, « Chemin montant dans les hautes herbes » (1876-1877. Paris, Museu d’Orsay)

BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL

  • CLÜVER, Claus, « Estudos interartes : introdução crítica », in H. Buescu, J. F. Duarte e M Gusmão (eds.), Floresta encantada. Novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Quixote, 2001, pp.333-382.
  • REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M., « Descrição », in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97.

BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:

  • MARTINS, Maria de Lourdes, « Maupassant, la peinture et l'écriture », Ariane, 14-15, 1996, pp.173-18


Patrick Süskind: O Perfume

30 Novembro 2015, 16:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Início do estudo do romance de Süskind - a estrutura do romance; levantamento das principais questões que o texto coloca.

Análise cuidada da 1.ª parte do romance: os "anos de aprendizagem" em Paris; a duplicidade do protagonista enquanto ser genial e monstruoso; as personagens secundárias e a sua função.