Sumários

A Poética de Aristóteles e a narrativa.

13 Novembro 2015, 08:00 Patrícia Soares Martins

A Poética de Aristóteles e a caracterização dos géneros literários. Sobre os meios, o objecto e os modos de imitação nas várias artes miméticas. O caso do poema épico na antiguidade. O narrativo. Leitura do conto de Tchékhov "Coisa-Ruim".


Os lugares do sentido

12 Novembro 2015, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

- Início do estudo dos tropos: a sinédoque, a metonímia e a lítotes.

- Leitura e comentário dum passo de H. R. Jauss sobre a importância do leitor na determinação do sentido – Teorias Pragmáticas.

- Análise e interpretação de “Poema” de Sophia de Mello Breyner Andresen.


A literatura como ficção

11 Novembro 2015, 18:00 Margarida Madureira

A literatura como ficção. Noções de ficção e mimese segundo Platão e Aristóteles. Limites da mimese. Mimese e representação.


TEXTO:

  • ARISTÓTELES, Poética (Ana Maria Valente, trad.). Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2007 (2ª ed), 1447a-1451b.
  • PLATÃO, A República (Maria Helena da Rocha Pereira, trad.). Lisboa: FCG, 1988, 376d-394c e 595a-608b.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
  • AUERBACH, Eric, « A Cicatriz de Ulisses », in Mimesis: A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2013 (6ª ed.), pp.1-20.
  • REIS, Carlos, « Ficção / Ficcionalidade », in J. A. C. Bernardes (ed.), Biblos: Enciclopédia Verbo das literaturas de língua portuguesa. Lisboa: Verbo, 1995, vol. 2, cols. 560-566


Visionamento de filme

11 Novembro 2015, 16:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Continuação do visionamento do filme A Visita, realizado por Bernhard Wicki e com a presença de Ingrid Bergman e Anthony Quinn nos principais papéis. 

Comentário do filme, dando especial atenção à sua ligação ao drama estudado. 
Breve referência ao modelo de teste escrito a realizar na próxima sessão.


Mimese e Representação

11 Novembro 2015, 10:00 Patrícia Soares Martins

Auerbach e os estilos. O princípio clássico da separação dos estilos : o elevado e o baixo. O poema épico , a tragédia e a comédia. Como entender o conceito aristotélico de 'mimesis'.