Sumários

A história literária como disciplina dos estudos literários

14 Outubro 2015, 18:00 Margarida Madureira

A história literária como disciplina dos estudos literários. Noções de sincronia e diacronia. A periodização  literária. A dialéctica entre identificação e estranhamento.

BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:

  • BERNARDES, José Augusto Cardoso, « História literária », in J. C. Bernardes (ed.), Biblos: Enciclopédia Verbo das literaturas de língua portuguesa. Lisboa: Verbo, 1995, II, cols. 1024-1029.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
  • SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e, « A periodização literária », in Teoria da literatura. Coimbra: Almedina, 1988, pp.403-436.


Visita guiada à biblioteca

14 Outubro 2015, 16:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

A aula foi conduzida pela Dr.ª Isabel Rebolho, funcionária da biblioteca da FLUL e dividiu-se em duas partes distintas: 

1.ª parte: (em contexto de aula) como utilizar a biblioteca da Faculdade e os seus recursos electrónicos;
2.ª parte: visita guiada às salas de leitura da biblioteca e aos seus serviços.


História Literária,Teoria Literária, Crítica

14 Outubro 2015, 10:00 Patrícia Soares Martins

Os Estudos Literários no século XIX e XX entre a História Literária e a Teoria. O papel da crítica e escolas da crítica no século XX. Da História Literária nas Luzes como manifestação da História Geral  ao estreitamento dessa concepção no final do século XIX com o  Positivismo  de Lanson, Taine ou Comte e com a crítica de tipo biografista de Sainte-Beuve  ou Arnold. A viragem para uma  perspectiva mais ampla no século XX: o exemplo de Auerbach e Curtius e a possibilidade de uma filologia de tipo comparatista e não confinada ao plano do estritamente nacional.

Leitura de dois dos Poemas Ameríndios do livro de Herberto Hélder,  Poemas Ameríndios - Poemas Mudados para Português.  



 


As funções da literatura

13 Outubro 2015, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Discussão sobre a dupla dimensão interventiva e estética da Literatura a partir da afirmação de Jean-Paul Sartre "O escritor está em situação na sua época. Cada palavra tem repercussão. Cada silêncio também" (Situations, II, 1948). Identificação do recurso "paralelismo", definição do mesmo e da sua utilização expressiva, a par da elipse do verbo na segunda frase.

Breve recapitulação das 3 categorias de recursos da linguagem (sintácticos, semânticos, fónicos) e exemplificação de figuras da repetição sintácticas (anáfora, epífora, paralelisno) e fónicas (aliteração, assonância).

Leitura do poema "As mãos" de Manuel Alegre (O Canto e as armas, 1967) seguido da audição da versão musical por 

Adriano Correia de Oliveira. Breves apontamentos sobre a vida e a obra de Manuel Alegre, a aliança estreita música/poesia (o 'Aedo') 

Análise do poema : estrutura interna, estrutura externa, recursos expressivos, designadamente a recorrência das figuras de repetição (anáfora, paralelismo, aliteração, assonância)


A aula foi assegurada pela Doutora Maria de Jesus Reis Cabral, na ausência da docente, em missão de curta duração no estrangeiro.


Valor e funções do cânone

12 Outubro 2015, 18:00 Margarida Madureira

Valor e funções do cânone. O cânone e os cânones. Cânone e evolução literária: dialéctica entre tradição e inovação.

POR ACORDO COM OS ALUNOS, A DATA DO 1º EXERCÍCIO FOI ALTERADA PARA DIA 26 DE OUTUBRO.


BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:

  • ANASTÁCIO, Vanda, « A criação de um poeta nacional », Floema, 7, 2010, pp.61-74.
  • REIS, Carlos, « Cânone », in J. C. Bernardes (ed.), Biblos: Enciclopédia Verbo das literaturas de língua portuguesa. Lisboa: Verbo, 1995, I, cols. 954-958.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
  • REIS, Carlos, « A literatura como instituição », in O Conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários. Coimbra: Almedina, 1995, pp.19-40.