Sumários
Género e Arquigénero: O caso da Lírica
27 Novembro 2015, 08:00 • Patrícia Soares Martins
A noção de género e arquigénero (Genette). O caso particular da lírica e da sua teorização ao longo da Idade Média, no classicismo e no romantismo. Formas fixas: o caso do soneto e da sextina. Leitura de uma sextina de Bernardim Ribeiro e de um soneto de Sá de Miranda. A reescrita da tradição da ´
écloga no século XX com Caeiro e Carlos de Oliveira. Leitura do primeiro poema de O Guardador e do poema de Carlos de Oliveira "Gândara" (Turismo)
Teorias miméticas
26 Novembro 2015, 10:00 • Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes
- O carácter simulacral do referente literário – comentário dum artigo de jornal de João Medina. A importância da metamorfose literária.
- Mimese e descrição literária.
- Análise e interpretação do poema de Frank O’Hara, “Why I Am Not a Painter”.
A noção de "verosimilhança"
25 Novembro 2015, 18:00 • Margarida Madureira
Verosimilhança: uma noção com história. Verosimilhança aristotélica e verosimilhança realista.
A construção da verosimilhança em « A Casa Tellier », de Guy de Maupassant.
TEXTO:
- ARISTÓTELES, Poética (Ana Maria Valente, trad.). Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2007 (2ª ed).
- MAUPASSANT, Guy de, « A Casa Tellier », in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.
- MAUPASSANT, Guy de, Prefácio ao romance Pierre et Jean. Paris: Folio, 1999
- BARTHES, Roland, « L’effet de réel », Communications, 11, 1968, pp. 84-89.
- GUSMÃO, Manuel, “Verosimilhança”, in J. A. C. Bernardes (ed.), Biblos: Enciclopédia Verbo das literaturas de língua portuguesa. Lisboa: Verbo, 1995, vol. 5, pp. 712-718.
- SANTOS, Maria Eduarda Borges dos, « Efeito de real », in J. A. C. Bernardes (ed.), Biblos: Enciclopédia Verbo das literaturas de língua portuguesa. Lisboa: Verbo, 1995, vol. 2, cols. 230-231.
Arthur Schnitzler: O Tenente Gustl
25 Novembro 2015, 16:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Análise cuidada do texto de Schnitzler na sua dupla vertente de análise psicológica do protagonista e de crítica social da sociedade vienense da viragem do século.