Sumários
4 Março 2021, 08:00
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Helena Carvalhão Buescu
Kavafis, "Um nobre bizantino" e Ted Hugues, "A raposa-pensamento"
Intertextualidade e auto-reflexividade. O poema como entre-textos.
Kavafis como "poeta-historiador" - retoma do motivo da Poeta exilado da cidade (Platão, República) como quadro para a defesa da poesia (cf Shelley). Cf. do título e dos elementos (poéticos e narrativos) que ele contém com o texto do poema, a sua estrutura (bi- ou tripartida), e o implicado pelo último verso: o Poeeta é "o" cidadão por excelência, porque "faz" linguagem e mundos com ela.
Ted Hughes: A polissemia do título a que chegaremos a partir da 1.ª palavra do poema, que tutela o fazer poético: "Imagino". A distinção entre o informe que se "imagina" nas duas 1.ª estrofes ("qualquer coisa"), e que se aproxima, e a nomeação efectuada a partir da 3.ª estrofe. Os motivos concretos que o tema da poesia sobre poesia vai implicar. Leitura do poema como uma alegoria: a natureza, o dentro e o fora, a escuridão e a luz, o branco e o negro, a neve e a página - em branco no início, impressa no fim. O poema como auto-descrição da sua escrita.
A criação poética.
4 Março 2021, 08:00
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Patrícia Soares Martins
Igual a TP 12 B
3 Março 2021, 15:30
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Nuno Amado
- William Wordsworth: pequena biografia
- Lyrical Ballads: explicação
- Leitura e Análise de "Expostulation and Reply"
2 Março 2021, 12:30
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Rita Patrício
Leitura e discussão de excertos do capítulo relativo ao emissor da
Teoria da Literatura de Vítor Aguiar e Silva: a distinção entre autor empírico e autor textual. Autoria, anonímia, pseudonímia: discussão de alguns exemplos. A relevância pragmática do "autor textual" na comunicação literária. A pertinência destes conceitos na literatura autobiográfica e intimista.
2 Março 2021, 11:00
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Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes
A TP foi cancelada