Sumários

Pausa lectiva

16 Fevereiro 2021, 11:00 Rita Patrício

Férias de Carnaval, de acordo com o Calendário Escolar em vigor.


No class

16 Fevereiro 2021, 11:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Esta turma foi eliminada.


Camões, Canção IX

16 Fevereiro 2021, 09:30 Helena Carvalhão Buescu

A estrutura da "canção" e a viagem pessoal e metafísica. Temas e motivos, estrutura, formas de repetição retóricas e seu significado no poema.  A medida nova: o decassílabo heróico e o quebrado. A influência petrarquista na estrutura tripartida: introdução geográfica e pessoal; desenvolvimento , valor da vida e da morte; finda ( commiato), paradoxo final. 

O locus amoenus tradicional e a transgressão para o locus horrendus. A subjectividade explícita na enunciação e seu significado na construçao do poema. Formas de repetição: epanalapse; epizeuxe; políptoto; aliteração: a fixação ritualística, transformando a situação existencial numa situação exemplar. 
A morte de amor: a física e a amorosa/metafísica.


Close reading of poetry

16 Fevereiro 2021, 09:30 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

•Close reading of a poem: “Their Lonely Betters” by W. H. Auden 

•Types of Rhymes (according to pattern)
•Rhetorical devices: metaphor and synecdoche


A Canção Clássica de Petrarca e Camões e a sua reescrita em Gastão Cruz

15 Fevereiro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

A influência de Petrarca nos escritores de quinhentos em Portugal: os géneros (a Canção, o Soneto), as tópicas (motivos) do "desconcerto do mundo", do "dissídio" e os temas, amoroso, de comprometimento cívico, de denúncia da injustiça ou da corrupção moral. As figuras da contradição: a antítese, o oxímoro. 


Gastão Cruz e a reescrita da Canção em Outro Nome. A poesia e a busca de um "outro nome": a autonomia da palavra poética. A poesia como linguagem minoritária, uma língua dentro da língua, comunica por imagens (visuais, sonoras) e pela variação das posições da palavra no verso e na estrofe e pela criação de um ritmo musical.