Sumários

Pragmática da ficção III

19 Fevereiro 2021, 14:00 Rita Patrício

Leitura e discussão do ensaio de Umberto Eco "Os Bosques Possíveis", de Seis Passeios Pelo Bosque da Ficção:  mundos possíveis e cooperação interpretativa.


A Canção Clássica.

19 Fevereiro 2021, 08:00 Patrícia Soares Martins

Os modos, géneros e estruturas retóricas do texto são determinantes na recepção dos textos poéticos.  Observações sobre um parágrafo de um texto do livro de Jonathan Culler, Literary Theory - A Very Short Introduction sobre os dois tratados de Aristóteles (Poética e Retórica). A  fusão das duas técnicas a partir da Idade Média e ao longo do Renascimento.  O declínio da retórica ao longo do tempo e sua revitalização nos Estudos Literários no século XX com a valorização do estudo das forças retóricas estruturantes do texto.


Caracterização da Canção Clássica construída sobre modelos petrarquistas ( e provençais) a partir de uma leitura da Canção "Já a roxa manhã clara",  de Camões. 
Alguns recursos estilisticos, o hiperbato, a personificação, a antítese, estruturam o texto camoniano e contribuem para a indeterminação das imagens, dadas em sobreposição da paisagem e de um rosto de que ela é a visão ( a imitação ). 


No class

18 Fevereiro 2021, 11:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Esta turma foi eliminada.


Ibn-Ezra e Drummond D'Andrade

18 Fevereiro 2021, 09:30 Helena Carvalhão Buescu

A simbologia da maçã na recriação do Paraíso. O gozo dos sentidos. A Criação; a metáfora da vida como viagem e caminho para a morte. A estruturação em 2 estrofes, com a "queda" do Paraíso tácita entre elas (Ibn Ezra).
"Poema de sete faces". O perfil autobiográfico e ficcional.  Biografia e Poeta. O sujeito desajustado no caminho da vida: Deus e o o Diabo: o "anjo torto". Identificação e caracterização do sujeito ao nascer. O pequeno quotidiano e a forma como a auto-ironia constrói a imbricação pessoal/interpessoal. 
O intertexto cristão e o Poeta como "repetição" irónica do Cristo moderno. (Drummond d'Andrade)


Não houve aula

18 Fevereiro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

Não houve aula por falta da professora que procurou manter, desse modo, a par as suas duas turmas, sem prejudicar aquela que não teve  aula esta semana por esta ter calhado na pausa lectiva  do Carnaval. Esta decisão teve em conta que a próxima aula será conjunta e que pressupõe que todos os  alunos tenham todos estudado previamente  os mesmos textos e assuntos.