Sumários

A Canção Clássica de Petrarca a Camões e a sua transformação na poesia de Gastão Cruz em Outro Nome

25 Fevereiro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

A influência de Petrarca nos escritores de quinhentos em Portugal: os géneros (a Canção, o Soneto), as tópicas (motivos) do "desconcerto do mundo", do "dissídio" e os temas, amoroso, de comprometimento cívico, de denúncia da injustiça ou da corrupção moral. As figuras da contradição: a antítese, o oxímoro.  
Gastão Cruz e a reescrita da Canção em Outro Nome. A poesia e a busca de um "outro nome": a autonomia da palavra poética. A poesia como linguagem minoritária, uma língua dentro da língua, comunica por imagens (visuais, sonoras) e pela variação das posições da palavra no verso e na estrofe e pela criação de um ritmo musical. 


Antero de Quental e Seamus Heaney

25 Fevereiro 2021, 09:30 Helena Carvalhão Buescu

A tradição sonetística. Início da comparação entre diferentes tradições. "Despondency". O título e a sua tutelação do poema. O valor da epífora e da anáfora como elementos estruturantes do poema. A enumeração estruturada estroficamente. A perda, o silêncio, a morte, a violência. Quem vai? A dimensão lutuosa do poema sem remissão nem ressurreição. (Antero)
Heaney: o valor simbólico e cultural irlandês da batata. Resposta a The Troubles e `Greeat Famine de meados do século XIX.  a écfrase com Bureghel e a desconstrução dos autores invocados. A invocação da cena bucólica e campestre, os espectadores, escurdião e luz. "Nós" e os "nossos anonimatos": e descoberta e a representação da vida anónima nas Estações do Ano de Brueghel.


Close reading of poetry

25 Fevereiro 2021, 09:30 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

•Close reading of a poem: Sonnet XVIII by William Shakespeare. 3rd Oral Presentation. Pardeep 

•English meter and rhythm – basic notions. 
•Rhetorical devices: zeugma and hyperbaton.


A Canção Clássica de Petrarca, a Camões e sua transformação na poesia de Gastão Cruz em Outro Nome

25 Fevereiro 2021, 08:00 Patrícia Soares Martins

Igual a 11B


Antero de Quental e Seamus Heaney

25 Fevereiro 2021, 08:00 Helena Carvalhão Buescu

A tradição sonetística. Início da comparação entre diferentes tradições. 

"Despondency". O título e a sua tutelação do poema. O valor da epífora e da anáfora como elementos estruturantes do poema. A enumeração estruturada estroficamente. A perda, o silêncio, a morte, a violência. Quem vai? A dimensão lutuosa do poema sem remissão nem ressurreição. (Antero)

Heaney: o valor simbólico e cultural irlandês da batata. Resposta a The Troubles e `Greeat Famine de meados do século XIX.  a écfrase com Bureghel e a desconstrução dos autores invocados. A invocação da cena bucólica e campestre, os espectadores, escurdião e luz. "Nós" e os "nossos anonimatos": e descoberta e a representação da vida anónima nas Estações do Ano de Brueghel.