Sumários

Confrontos poéticos: a afirmação como negação de um poeta forte

27 Abril 2021, 11:00 Rita Patrício

A angústia da influência, um caso de estudo: a relação de Jorge de Sena com Fernando Pessoa. Análise e discussão de excertos de textos de Jorge de Sena sobre Fernando Pessoa: da filiação à ruptura poéticas como estratégia de afirmação pessoal. 


No class

27 Abril 2021, 11:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

TP cancelled.


Close reading of poetry

27 Abril 2021, 09:30 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Close reading of the poem "Why I am not a Painter" by Frank O'Hara. Oral presentation by Luana.

The storyteller's choices.


Dois contos, duas estratégias narrativas contrastantes

26 Abril 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

Analise do conto "Coisa-Ruim" de Tchékov, tendo em conta os seguintes aspectos: voz, distância e focalização narrativa. As componentes diegéticas: tempo, espaço e personagem. A adopção de uma forma que privilegia a cena, o diálogo vivo das personagens. De acordo  diferença estabelecida por Percy Lubbock entre "showing"e "telling", a opção de Tchékov é pelo primeiro tipo de apresentação.


Leitura dos dois primeiros parágrafos de "Dona Judja" de Dores e identificação de alguns traços retóricos e estílisticos de Maria Velho da Costa.  Identificação de alguns traços característicos do texto (pós) moderno. 


Dois contos, duas estratégias narrativas contrastantes

26 Abril 2021, 08:00 Patrícia Soares Martins

Analise do conto "Coisa-Ruim" de Tchékov, tendo em conta os seguintes aspectos: voz, distância e focalização narrativa. As componentes diegéticas: tempo, espaço e personagem. A adopção de uma forma que privilegia a cena, o diálogo vivo das personagens. De acordo  diferença estabelecida por Percy Lubbock entre "showing"e "telling", a opção de Tchékov é pelo primeiro tipo de apresentação.


Leitura dos dois primeiros parágrafos de "Dona Judja" de Dores e identificação de alguns traços retóricos e estílisticos de Maria Velho da Costa.  Identificação de alguns traços característicos do texto (pós) moderno.