Sumários

O Novo Cinema e a Nouvelle Vague

29 Abril 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1. o "Nouveau Roman": "école du regard" (Barthes), literatura óptica/ objectiva, realismo míope; a Descrição; Espaço= superfície (vs) Tempo= profundidade;

2. "L'Année Dernière à Marienbad", Alain Resnais/ Alain Robbe-Grillet (1961):

2.1. Alain Robbe-Grillet: i) uma estétca da(s) "superifície(s)"; ii) a Descrição como "travelling" da linguagem; iii) o cinema "realiza" a literatura;

iv) o contributo de Alain Resnais (segundo Robbe-Grillet): maior "psicologismo", o personagem de A (a mulher);

2.2. o filme: i) o primado do princípio da" forma"; ii)dois personagens / duas estéticas: a figura de X (o homem):  princípio da consciência: memória; "logos" da ficção, a Literatura;  modelo de Arquitectura : o Classicismo, mais estrutural, de exteriores: o jardim francês (Le Nôtre); a figura de A (a mulher): objecto em fuga; discurso do desejo; a forma-cinema; modelo de Arquitectura: mais decorativo, de interiores, o Barroco; iii) um cinema da "mente": o interface  espelho-ecrã-cérebro (Deleuze).

* projecção da CM "Le Chant de Styrène" (1957)

Bibliografia: textos de R. Barthes, Robbe-Grillet,André S. Labarthe naa pasta da cadeira (verde)


O cinema francês da Ocuoação ao pós-guerra

26 Abril 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1. a crise social e política do fim dos anos 30: da "drôle de guerre" à Ocupação: 1.1. a política de cinema do estado de Vichy: características, géneros; o "formalismo" e a "alegoria"; 1.2. houve um cinema de "resistência"?: "Le Ciel est à vous", de Jean Gremillon vs  "Le Corbeau" de Henri-Georges Clouzot.

2.o cinema do pós-guerra: da "qualidade francesa" à "Nouvelle Vague": 2.1. a hipótese de uma Escola do Cinema Francês (Sadoul, Bazin); 2.2 o cinema de "qualidade": de "script", "literário", formalmente "léché", tematicamente ambíguo, pessimista (Truffaut); 2.3. a crise de "assuntos": a censura dos tempos da Ocupação e o mito da Resistência; os "grandes temas": filmes de "tribunal"; o motivo da "juventude"; o "polar";

3. o novo cinema dos anos 50: o Grupo dos 30 e o movimento das curtas-metragens; o pedido de um cinema de "autor" (Truffaut) , "pobre" (Rivette) e de "meios leves" (a "Caméra-stylo" de Alexandre Astruc)

* projecção do "trailer" de "Le Corbeau" de Clouzot (1943)

Bibliografia: texto de Truffaut ("Une certaine tendance du cinéma français") e parte de uma mesa-redonda sobre  a "situação do cinema francês" publicada nos Cahiers du Cinéma em 1957 (pasta da cadeira, verde)


Marcel Carné, "Hôtel du Nord" (2)

22 Abril 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

2. plano estético: 2.1. uma poética da luz e das sombras; 2.2. um cinema de "décors": função  dramática, psicológica e simbólica (Bazin); a "prova do real" do autocarro (marca do "excesso" e crise de representação); 2..3. um cinema atmosférico e da continuidade (a profundidade do plano); 2.4. o tema da "evasão" e a dificuldade em "partir"; 2..5. a questão da identidade: múltipla personalidade de Edmond; um filme estruturado pela "morte"; 2.6. a figura do círculo: (re)começo ou repetição?

* projeção de um dvd do filme


"A literatura no cinema: o exemplo de 'L'Esquive' de Abdellatif Kéchiche"

19 Abril 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

Sessão com o Prof. Régis Salado (Paris VII) com o tema: "A literatura no cinema: o exemplo de 'L'Esquive' de Abdellatif Kéchiche"


O "realismo poético" francês

15 Abril 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1. "Realismo poético" ou "fantástico social" (Pierre Mac Orlan): 1.1 um realismo (do) "menor"; "intra-físico" (uma "física poética"), das texturas e das "coisas por detrás das coisas" (Grémillon); o simbolismo como "accomplissement" do real (Bazin); 1.2. mais "narração" (duração) do que "acção" (intriga); mais "sugestão" do que "mimese"/ descrição; 1.3. uma "poética da luz" (um "Expressionismo atenuado", Jean Mitry); o "gris" ("grisaille" da imagem (Carné);

2. a adaptação por Marcel Carné (1938) do romance de Eugene Dabit (1929): 2.1. descaracterização e despolitização do romance;2.2. entre o "melodrama" e a "comédia de boulevard" (Henri Jeanson): um filme de actores - o "argot" de Raymonde (Arletty).

* projecção dos 15mn finais de "Le Crime de Monsieur Lange" (Renoir)

Bibliografia: textos de E. Dabit e D. Andrew/ Steven Ungar na pasta da cadeira