Sumários

O "Film d'Art" (1908/1910)

1 Março 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1. A resistência da Literatura ao Cinema: a questão dos direitos e da propriedade intelectual: o cinema, como técnica e não arte, encarado (juridicamente) do ponto de vista da fotografia;

2. as relações entre Teatro e Cinema: 2.1. a crise do teatro no final do s. 19: a concorrência do "café-concerto", a tendência do "sensacionalismo" (melodrama e "Grand-Guignol"); 2.2. a entrada do cinema: o cinema como "teatro" fácil, barato, popular, rápido (J. Claretie, JP Sartre);

3. o "Film d'Art" em 1908: 3.1. características: concepção plástica da Imagem (décors), plano como palco= quadro, sequencialidade narrativa, actuação mais contida; 3.2. a polémica da "pantomina" no cionema (A. Brisson); 3u3.a legitimação do cinema enquanto "arte": 5ª (Delluc) ou 6ª (Canudo, Gance).

4. o "grand tournant" do "Film d'Art" (Langlois): a orientação para a "narrativização" na América (Griffith) e o "cinema de qualidade" (adaptações, reconstituição histórica) em França.

5. a crítica dos modernistas nos anos 20: o elogio do cómico primitivo, voltar à "école de 1900" (René Clair)

* projecção de "La mort du Duc de Guise" de André Calmettes (1908) e de "Cheval emballé" (Pathé, 1907)

Bibliografia: artºs de Henri Langlois e de Alain Carou  na Antologia.


O 1º cinema em França (1896-1908)

26 Fevereiro 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

 O 1º Cinema (1896-1908)

1.a  1º "idade industrial" do cinema em França: o "boom" de 1907 e a crise de "sobreprodução" e de exportação de 1908-1910; resistência do mercado americano após a formação da MPPC  em 1908; 1.1. a mudança (americanização) do gosto: a revelação de "The Cheat" ("Forfaiture") de Cecil B. De Mille (1916) (Colette); 
2. a "estética das atracções": 2.1. o carácter "popular" do cinema francês (Delluc, Sartre); 2.2. traços arcaicos em 1912-1914: cinema do plano e da resistência à narrativização; 2.3. principais linhas de produção: o "film-truc" (na linha de Méliès), de "perseguição" (o cómico da Pathé);, o filme bíblico/ histórico de "décor" ("Vidas de Cristo","Paixões"); o melodrama passional ou social (Ferdinand Zecca, "Histoire d'un crime", 1901);  o cómico primitivo (físico, de "gag",: as "scènes comiques") (Alice Guy, "Madame a des envies",1906).
 


A dupla via do cinema: os Lumière e Méliès

23 Fevereiro 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1.  o Cinema, arte do século XX (Canudo) ou continuação do século XIX? Invenção ou "bricolage"? O "duplo paradigma" da Fotografia e do Espectáculo (A. Gaudreault): 1.1. o contexto cultural e social da "Belle Époque": O cinema na Exposição Internacional de Paris de 1900: o "mito do cinema total" (A. Bazin); 1.2. o cinema e as artes no "fim do século": i) o Simbolismo: um novo tipo de Imagem (Rimbaud); ii) O Impressionismo; 

2. a dupla via do cinema: 2.1. o cinema do "registo" e da "reprodução do real" dos Lumière e 2.2. o cinema da "fábula" e da "trucagem" (artifício) de Méliès (Langlois, Sadoul, Godard).
Projecção de  filmes dos Lumière
Bibliogarfia: textos sobre os Lumière e artºs de Bazin e Morin na Antologia 


O Cinema no quadro das artes no século XIX

19 Fevereiro 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

O Cinema no quadro das artes no século XIX

1. uma cultura "cinematográfica" antes do cinema; 2. a nova experiência urbana: 2.1. um olhar total e ferido: a estética do "choque" do Romantismo (Walter Benjamin); 2.2. a tripla tendência: do devir tecnológico  das artes (a "literatura industrial", Sainte-Beuve) e da perda da "aura" (Baudelaire, "Perte d'auréole"); a cinematização das artes; o pedido de "mais real" (o "ilusionismo verista") na arte  e nos espectáculos ; 3. o cinema dos Lumière. e a sociedade (burguesa) francesa do fim do século (Henri Langlois).

* projecção de parte de um documentário de Éric Rohmer sobre os Lumière ccom Jean Renoir e Henri Langlois

Bibliografia: texto de Ben Singer sobre o cinema na cultura moderna do s. XIX (pasta da cadeira, fotocopiadora verde) 

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Apresentação

16 Fevereiro 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1. Apresentação do Programa. Materiais de apoio: Antologia (fotocopiadora azul); pasta da cadeira (foctocopiadora verde, pasta 2).

2. Modelo de avaliação: dois exercício escritos, possibilidade de pequenos trabalhos combinados com o docente. Datas dos testes: 1 de Abril e 3 de Junho. Aula de avaliação: 14 de Junho.
3. O carácter "nacional" do cinema francês. O cinema no século dos nacionalismos. Como se define o carácter "nacional" de um cinema? É o cinema uma "invenção francesa"?. O cinema como continuação do programa das Luzes e da Revolução de 1789 (Frodon). Posições a favor e contra  nos anos 1910/ 1920.
* Progecção do filme "Molière" (1910) de Léonce Perret (com Abel Gance).
Bibliografia: textos de Susan Hayward e de Jean-Michel Frodon na Antologia.