Sumários
O "Film d'Art" (1908/1910)
1 Março 2016, 16:00 • Fernando Guerreiro
1. A resistência da Literatura ao Cinema: a questão dos direitos e da propriedade intelectual: o cinema, como técnica e não arte, encarado (juridicamente) do ponto de vista da fotografia;
2. as relações entre Teatro e Cinema: 2.1. a crise do teatro no final do s. 19: a concorrência do "café-concerto", a tendência do "sensacionalismo" (melodrama e "Grand-Guignol"); 2.2. a entrada do cinema: o cinema como "teatro" fácil, barato, popular, rápido (J. Claretie, JP Sartre);
3. o "Film d'Art" em 1908: 3.1. características: concepção plástica da Imagem (décors), plano como palco= quadro, sequencialidade narrativa, actuação mais contida; 3.2. a polémica da "pantomina" no cionema (A. Brisson); 3u3.a legitimação do cinema enquanto "arte": 5ª (Delluc) ou 6ª (Canudo, Gance).
4. o "grand tournant" do "Film d'Art" (Langlois): a orientação para a "narrativização" na América (Griffith) e o "cinema de qualidade" (adaptações, reconstituição histórica) em França.
5. a crítica dos modernistas nos anos 20: o elogio do cómico primitivo, voltar à "école de 1900" (René Clair)
* projecção de "La mort du Duc de Guise" de André Calmettes (1908) e de "Cheval emballé" (Pathé, 1907)
Bibliografia: artºs de Henri Langlois e de Alain Carou na Antologia.
O 1º cinema em França (1896-1908)
26 Fevereiro 2016, 16:00 • Fernando Guerreiro
O 1º Cinema (1896-1908)
A dupla via do cinema: os Lumière e Méliès
23 Fevereiro 2016, 16:00 • Fernando Guerreiro
1. o Cinema, arte do século XX (Canudo) ou continuação do século XIX? Invenção ou "bricolage"? O "duplo paradigma" da Fotografia e do Espectáculo (A. Gaudreault): 1.1. o contexto cultural e social da "Belle Époque": O cinema na Exposição Internacional de Paris de 1900: o "mito do cinema total" (A. Bazin); 1.2. o cinema e as artes no "fim do século": i) o Simbolismo: um novo tipo de Imagem (Rimbaud); ii) O Impressionismo;
O Cinema no quadro das artes no século XIX
19 Fevereiro 2016, 16:00 • Fernando Guerreiro
O Cinema no quadro das artes no século XIX
1. uma cultura "cinematográfica" antes do cinema; 2. a nova experiência urbana: 2.1. um olhar total e ferido: a estética do "choque" do Romantismo (Walter Benjamin); 2.2. a tripla tendência: do devir tecnológico das artes (a "literatura industrial", Sainte-Beuve) e da perda da "aura" (Baudelaire, "Perte d'auréole"); a cinematização das artes; o pedido de "mais real" (o "ilusionismo verista") na arte e nos espectáculos ; 3. o cinema dos Lumière. e a sociedade (burguesa) francesa do fim do século (Henri Langlois).
* projecção de parte de um documentário de Éric Rohmer sobre os Lumière ccom Jean Renoir e Henri Langlois
Bibliografia: texto de Ben Singer sobre o cinema na cultura moderna do s. XIX (pasta da cadeira, fotocopiadora verde)
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Apresentação
16 Fevereiro 2016, 16:00 • Fernando Guerreiro
1. Apresentação do Programa. Materiais de apoio: Antologia (fotocopiadora azul); pasta da cadeira (foctocopiadora verde, pasta 2).