Sumários

Factos ou Estados de Coisas

10 Outubro 2024, 11:00 Ricardo Santos

A noção metafísica de facto (ou estado de coisas). O mundo como totalidade dos factos, não das coisas (Wittgenstein, Russell). Os elementos constituintes de um facto: objectos, propriedades, relações. O problema da unidade de um facto; a razão porque a exemplificação não pode ser uma relação. Os factos como ‘fazedores-de-verdade’ (truthmakers). Análise da relação de ‘tornar verdadeiro’ (truthmaking) em termos de necessitação (necessariamente, se X existe, então Y é verdadeira). Problemas das verdades negativas e das verdades necessárias. O argumento da catapulta (slingshot).



Acontecimentos e Acções (2)

9 Outubro 2024, 11:00 Ricardo Santos

A teoria de Davidson: quantificação sobre acontecimentos; os acontecimentos (de que as acções são uma espécie) são entidades particulares, localizadas, datadas e irrepetíveis. Acontecimentos como causas e efeitos. A individuação dos acontecimentos pelas suas causas e efeitos seria circular. A sua individuação como ocupantes de uma região do espaço-tempo reduz os acontecimentos a objectos físicos, e enfrenta contra-exemplos. A proposta alternativa de Kim: acontecimentos são exemplificações de propriedades por objectos num tempo (ou seja, estados de coisas). Avaliação da proposta: individuação demasiado fina?

Acontecimentos e acções: a intencionalidade como traço distintivo. As acções intencionais não são um subconjunto próprio das acções. Se um acontecimento é uma acção, então há pelo menos uma descrição sob a qual é verdade que alguém a fez intencionalmente.


Acontecimentos e Acções (1)

7 Outubro 2024, 11:00 Ricardo Santos

A sugestão de que, além de objectos e (talvez) propriedades e relações, o mundo contém também acontecimentos; e as acções são uma espécie de acontecimentos (Davidson). A mesma acção pode ser descrita de várias maneiras, e apenas “sob” algumas delas parece ser intencional. Uma aparente falha de extensionalidade (ou violação do princípio da indiscernibilidade dos idênticos). A formalização de frases de acção e o problema da poliadicidade variável dos predicados de acção (Kenny). A alegada distinção entre acontecimentos particulares e genéricos (von Wright).



Universais (3)

3 Outubro 2024, 11:00 Ricardo Santos

O nominalismo: só há particulares. Variedades de nominalismo: (i) nominalismo de tropos, (ii) nominalismo de predicados, (iii) nominalismo de classes, (iv) nominalismo de avestruz.

O realismo (a respeito dos universais): as teses centrais. A localização dos universais: realismo transcendente e imanente. A exemplificação dos universais: realismo platónico e aristotélico. O modo de ser dos universais: realismo necessitista e contingentista. O realismo naturalista de Armstrong e as suas dificuldades.


Universais (2)

2 Outubro 2024, 11:00 Ricardo Santos

Quando um objecto instancia (ou exemplifica) uma propriedade, há aparentemente três coisas: o objecto, a propriedade e a relação de exemplificação. Para constituírem um facto, estas três coisas devem estar relacionadas. Esta observação conduz a uma multiplicação infinita de relações de exemplificação. O paradoxo de Russell do conjunto de todos os conjuntos que não são membros deles próprios. Aplicação do paradoxo a propriedades: a propriedade de ser uma propriedade que não se exemplifica a si própria. Aparentemente, não pode haver essa propriedade. Mas isso coloca em dúvida os argumentos anteriores a favor dos universais.