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The frozen waste theory e a reacção democrática: o (im)possível lugar ideológico do populus Romanus.

19 Março 2019, 14:00 Rodrigo Furtado

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I.        Uma aristocracia electiva?

1.     Supplicare populo Romano: discussão do significado.

2.     O senado como o conselho da aristocracia política em Roma;

3.     A escolha dos senadores (lectio senatus): a eleição para questor e o papel dos censores.

4.     Uma aristocracia que se deve legitimar através de eleições, geração após geração.

 

II.              A frozen waste theory.

1.      Textos fundamentais:

a.      M. Gelzer (1915),  Die Nobilität der römischen Republik, Berlin, 1912 [trad. ingl. (1969), Roman nobility, Oxford].

b.     F. Münzer (1920), Römische Adelsparteien und Adelsfamilien, Stuttgart (trad. ingl. Roman Aristocratic Parties and Families, Baltimore and London, 1999rev.).

c.      N. Rouland (1979), Pouvoir politique et dépendance personelle dans l’antiquité romaine, Bruxelles.

d.     L. Burckhardt (1990), ‘The political elite of the Roman Republic: comments on recent discussion on the concepts of Nobilitas and Homo Nouus’, Historia 39, 80-84.

2.      Teses:

a.      Pequena oligarquia muito fechada e endogâmica que controla a cidade (cf. árvore genealógica dos Cipiões-Paulos);

b.     Eleições e votações determinadas pelas relações de clientela;

                                               i.     Patronus e cliens.

c.      Processo eleitoral e votações meramente formal: comportamento eleitoral determinado por pré-conceitos sociais.

3.      As liturgias da visibilidade:

a.      O culto aos deuses Manes;

b.     As máscaras dos antepassados;

c.      Os funerais de um nobre;

‘Sempre que um dos seus homens ilustres morre, durante o funeral, o corpo […] é levado para o forum, para os Rostros, como se chama uma espécie de plataforma aí erguida. […] O seu filho […] sobe aos Rostros e faz um discurso sobre as virtudes do falecido e as façanhas por ele realizadas ao longo da vida. […] Depois do funeral, […] colocam uma imagem do falecido no local mais visível da casa […]. Estas imagens são mostradas nos sacrifícios públicos, adornadas com muito cuidado. E quando algum outro membro ilustre da família morre, estes máscaras são levadas por homens […] o mais parecidos possível com os originais, em tamanho e peso. E estes substitutos vestiam-se com roupas de acordo com o estatuto da pessoa representada. […] Quando chegavam aos Rostros, todos eles se sentavam nas carruagens de marfim, de acordo com a sua ordem de precedência. Dificilmente haveria espectáculo mais inspirador para um nobre jovem ambicioso e com aspirações virtuosas’ (Políbio 6.52-54).

d.     A generosidade aristocrática: o do ut des aristocrático.

4.      Os critérios das escolhas dos senadores.

a.      Nascimento;

b.     Currículo político e militar;

‘A maior parte dos Romanos concorda que este homem, Lúcio Cipião, foi o melhor de entre os homens bons. Filho de Barbato, aqui foi cônsul, censor, edil [?]. Ele tomou a Córsega e a cidade de Aléria. Ofereceu às Tempestades um templo merecido’ (CIL 12.8–9).

c.      Mos maiorum.

‘Conseguiu as dez coisas maiores e melhores que os homens sábios passam a vida a procurar: quis ser um o primeiro dos guerreiros, o melhor orador, o general mais forte, administrar os mais elevados assuntos com a sua autoridade, gozar da máxima honra, ter a máxima sabedoria, ser tido como o mais importante senador, conseguir grande riqueza de forma honesta, deixar muitos filhos e ser o mais ilustre homem na cidade’ (elogio fúnebre de Lúcio Cecílio Metelo, cos. 251, 247 apud Plin. nat. 7. 62).

 

 

III.             A reacção democrática.

1.     Textos fundamentais:

a.      L. Perelli (1982), II movimento populare nell'ultimo secolo della repubblica, Turin.

b.      K. Hopkins, - G. Burton (1983), Death and Renewal. Sociological studies in Roman history, Cambridge.

c.      F. Millar (1984), ‘The political character of the classical Roman Republic’, JRS 74, 1 -19;

d.     R. Develin (1985), The practice of politics at Rome, Bruxelles.

e.      P. A. Brunt (1988), The fall of the Roman Republic, Oxford.

2.     Teses: 

a.      Oligarquia aberta à entrada de novas gentes no sistema;

b.      Relações clientelares: menos fechadas e previsíveis, mais negociadas;

c.      Carácter imprevisível das votações.

 

IV.             Os dados sociológicos [cf. Hopkins-Burton (1983)].

 Quadro 1

232-183 a.C.

182-133 a.C.

132-83 a.C.

82-33 a.C.

Gentes patrícias com cônsules

13

11

10

7

Nº total de cônsules patrícios

47

34

22

20

Gentes plebeias com cônsules

25

28

40

39

Nº total de cônsules plebeus

43

53

67

65

Gentes patrícias ou plebeias com apenas um cônsul eleito durante o período

17

17

30

24

 

Quadro 2

Cônsules de (datas a.C.) que tiveram antepassados ou descendentes consulares (%):

 

249-220

219-195

194-170

169-140

139-110

109-80

79-50

Avô e Pai consulares

8

22

20

24

23

25

17

Apenas Pai consular

30

16

10

18

33

16

17

Apenas Avô consular

8

8

16

11

5

12

16

Apenas Bisavô consular

2

5

0

4

2

8

16

 

Quadro 3

Cônsules

Cônsules

249-220 a.C.

219-195 a.C.

194-140 a.C.

139-80 a.C.

79-50 a.C.

% de cônsules/pretores com filhos com sucesso político

53

62

48

43

34

% de cônsules/pretores provenientes de famílias consulares ou pretorianas

64

86

59

52

36

 

V.              Problemas.

1.      Entre 2/3 e 4/5 da elite consular não era estável;

2.      Contudo: confirma-se existência de uma elite senatorial hereditária;

3.      Por que razão se perdia estatuto social? Qual é o elemento de controlo? Apoio do populus?

4.      Era o processo de aceitação ou de rejeição determinado apenas ou sobretudo pelas eleições ou pelo apoio do populus?

5.      O apoio dos nobiles a um dado candidato era determinante ou não no processo eleitoral?


Quando Roma é a República – uma cidade governada por cidadãos. O commentariolum petitionis ou como ganhar eleições em Roma: a República romana era democrática?

15 Março 2019, 14:00 Rodrigo Furtado

I.                A discussão sobre as constituições:

1.     A discussão constitucional na Grécia: Heródoto, Platão, Aristóteles. As ‘constituições’ perdidas.

1.1   Os três tipos de constituição e o seu contrário.

1.2   As constituições mistas.

1.3   Δημοκρατία e respublica. Como se pode dizer democracia em latim?

1.4   Cic. Rep. 1.25: res publica est res populi.

1.5   Senatus populusque Romanus.

2.     A democracia na Grécia: um regime imperfeito – sorteio; eleição; votação; o misthos.

3.     Roma é a República. Questões de identidade.

 

II.              O Commentariolum petitionis

1.     A situação retórica.

                           Ano: 64 a.C.

                                    Eleição consular de M. Túlio Cícero; epistolografia de Q. Túlio Cícero.

        

2.     Os candidatos:

Marco Túlio Cícero: um homo nouus;

Lúcio Sérgio Catilina: um patrício, de uma família desprestigiada

Gaio António Híbrida: o filho de um brilhante orador e cônsul.

 

3.     As condições para se ser eleito: a lex Villia de 180 a.C. e as alterações de Sula (80 a.C.) – idade; cursus honorum; intervalos.

 

4.     Conquistar o populus romanus.

4.1   Os temas de campanha. Comentário a comm. 53.

                                       A ausência de temas políticos: uma campanha que não se centra nas alternativas ideológicas;

                                       O que se disputa: a dignitas. O significado ideológico da dignitas.

4.2   As técnicas:

Comm. 41, 52: Nomenclatio; blanditia; adsiduitas; benignitas; rumor; species in re publica;

Prensatio (o episódio de Cipião Nasica: Val. Max. 7.5.2);

Os apoiantes: deductores; salutatores; adsectatores


Primeira prova escrita presencial

12 Março 2019, 14:00 Rodrigo Furtado

Primeira prova escrita presencial


A Antiguidade tardia: o Império Cristão.

8 Março 2019, 14:00 Rodrigo Furtado

I.                A ‘crise do século III’.

1.     As ameaças externas:

1.1   Os Sassânidas: Ardashir I (224-242) – o ataque à Mesopotâmia, à Arménia e os raides pela Síria. A incapacidade de resposta romana: a derrota e execução de Valeriano na batalha de Edessa (260).

1.2   A pressão germânica no Reno-Danúbio: Francos, Alamanos, Hérulos, Godos. A incapacidade da resposta romana: a derrota de Décio em Abrito (251).

 

2.     O problema sucessório.

2.1   Os auto-proclamados imperadores, pelas fronteiras.  A consciência da irrelevância senatorial: na ratificação imperial; no desempenho dos cargos militares.

2.2   26 imperadores entre 235 e 285. Apenas um não foi assassinado; 16 nomeados pelos soldados; 5 pelo senado; 5 por co-imperadores. Os imperadores regionais na Gália (Póstumo) e na Síria (o ‘império de Palmira’).

 

II.              Diocleciano (244-311)

 

1.     O sistema da tetrarquia.

2.1   Dois Augustos e dois Césares: Diocleciano e Maximiano; Galério e Constâncio.

2.2   Os novos centros: Nicomédia-Antioquia-Tessalónica; Milão-Trier.

2.3   A primeira vista de Diocleciano a Roma: os uicennalia de 303. Significado ideológico: o que é o império?

 

III.             Constantino (272-337)

1.     A abdicação de Diocleciano e Maximiano (305): quando tudo parecia ainda correr bem.

1.1  Os confusos anos 306-312: o colapso da tetrarquia. A emergência de Constantino.

 

2.     O problema da conversão de Constantino.

2.1  O sonho da véspera da ponte Mílvia: o File:Simple Labarum2.svg. A visão: Ἐν τούτῳ νίκα/in hoc signo uinces.

 

3.     Constantino: um imperador cristão.

1.1. O edicto conjunto “de Milão” e a tolerância do Cristianismo (313).

1.2  O favorecimento do Cristianismo: a devolução da propriedade; a isenção de impostos; a construção de basílicas: São Pedro; São Paulo; Santo Sepulcro; os primeiros apelos ao imperador como árbitro (317); a intervenção nas discussões doutrinais: o concílio de Niceia (325).

1.3  O Cristianismo como padrão social e cultural. Uma conversão ‘de cima para baixo’.

1.4  A tolerância para com os cultos pagãos. As maiores resistências: o mundo rural; as legiões; os filósofos.

 

4.     A fundação de Constantinopla (330)

2.1  A localização estratégica de Bizâncioa.

2.2  Qual o problema de Roma? O deslocamento do eixo do império para fora de Itália.

2.3  A ‘nova Roma’: uma cidade planeada para ter tudo o que Roma deveria ter.

 

 

IV.             O triunfo da ideologia monárquica.

1.      As raízes pré-clássicas e helenísticas das concepções monárquicas clássicas.

2.      Humanização, distância e sacralização: o imperador não é Deus; etiqueta distanciadora; o papel do incenso e do trono.

3.      Imperador e Hier-arquia. A reprodução na terra da hierarquia celeste. A escolha do Imperador por Deus. O representante de Deus.


O principado romano: quatro dinastias; o senado; a guarda pretoriana; as legiões.

1 Março 2019, 14:00 Rodrigo Furtado

1.     Entre o regresso à República e a existência do imperador:

 

1.1  O esvaziamento das instituições republicanas: um novo funcionalismo.

                                              i.     Prefeitura da Cidade (27 a.C.);

                                             ii.     Prefeitura do Pretório (2 a.C.);

                                           iii.     Prefeitura das Vigílias (6 d. C.);

                                            iv.     Prefeitura da Anona (8 d.C.);

1.2  A multiplicação de cargos menores.

1.3  A construção de uma administração paralela: os libertos de Cláudio.

1.4  Os magistrados da República antiga: ordinários e sufectos; magistraturas de honra.

1.5  A morte dos comícios: um fim sem notícia.

1.6  Família Imperial: determina novo elemento na pirâmide social – proximidade a esta determina a posição relativa social.

 

2.     O controlo das legiões.

2.1  Augusto como senhor único das legiões – uma das prerrogativas imperiais.

2.2  As longínquas legiões e o seu papel em 68-69; a adopção de 96; a guerra civil de 193.

2.3  A guarda do pretório às portas de Roma: a importância de controlar militarmente a cidade.

 

3.     O controlo do senado; ser controlado pelo senado.

3.1  O reforço do poder do senado na época de Augusto e de Tibério: os senatusconsulta com força de lei; as ‘novas eleições’;

3.2  A lex de imperio Vespasiani;

3.3  Senado, aristocracia, competição, prestígio, administração: o regresso ao passado?

3.4  A admissão de senadores provinciais;

3.5  Senado como representante último da República

 

4.     Um império ecuménico: línguas, povos, cidades e administração.

4.1  A variedade étnico-linguística. Roma como elemento aglutinador;

4.2  As cidades;

4.3  A administração.

4.3.1       As ‘províncias públicas’: Procônsul ou propretor: o topo de uma carreira senatorial. Sorteio e anualidade.

As ‘províncias imperiais’: administração; legiões; senado. Legados, prefeitos, procuradores. Nomeação e ausência de prazo.