Sumários

Lugares do Historiar : no Húmus Cultural e nas Modalidades de Conhecimento

8 Fevereiro 2023, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto


Diálogos sobre as escolhas dos trabalhos e os objectivos de análise a alcançar. 

As alianças, incorporações , transferências, contextos institucionais do Historiar em cada uma das quatro grandes transformações .A constante do Historiar com um  plural dialogar , de proximidade e  de distanciamento , frente á Literatura , ás Ciências,  á Filosofia . A autonomia, identidade, diferença , da História , o seu estatuto de conhecimento, como um processual aberto em cada uma das quatro  Grandes Transformações .

História e memória

6 Fevereiro 2023, 14:00 Sérgio de Campos Matos


História e memória: o que há de comum e de diverso.

Comentário e debate de um texto de Enzo Traverso.

Lugares do Historiar : persistências e metamorfoses no Historiar

3 Fevereiro 2023, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto


Sugestões bibliográficas de possíveis trabalhos acerca de História e Narrativa desde as obras de A.C. Danto ( 1924-2013) de 1965 e de Hayden White  ( 1928-2018) de 1973  até á The Aesthetics of History / 2020 de Alun Munslow ( 1947- 2019 ).

Breve panorama das quatro Grandes Transformações na constituição do Historiar Europeu : da Instauração Fundacional grega ( séculos V a.c. - II a.c. ) á  Condição Transdisciplinar ( séculos XX e XXI ). A Historia na ordem cultural aquando da instauração fundacional. As múltiplas relações com a Mitologia, Poesia, Tragédia, Filosofia, Geografia, Medicina, Direito . Afinidades, oposições, citações explícitas na História de Heródoto de Halicarnasso. 
O questionário da História ( O Quê ? O Quem ? O Quando ? O Onde ? O Como ? e O Porquê ? )  acentuando o Padrão de Dependência Temporal - Espacial da acção - pensamento humanos a descrever e explicitar a partir dos Traços , Vestígios, Resíduos . Os cinco tipos dominantes de explicação histórica : uma primeira indicação de matéria a desenvolver na parte final do semestre / programa . Diálogos sobre os trabalhos .

História e cultura histórica

1 Fevereiro 2023, 14:00 Sérgio de Campos Matos


História e cultura histórica.

Comentário e debate de um ensaio de Marc Bloch

Trabalhos e a História como Uno Múltiplo

1 Fevereiro 2023, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto


A propósito do latim   " evidentia " e do inglês " evidence " , a traduzir como Dado, Testemunho, e no limite como  Prova .Evidência em português , desde o século XVI quando cresce o uso, significa o que é manifesto, imediato, visível e o problema do conhecimento . Mais sugestões de possíveis trabalhos a partir de antologias como as de Brian Fay,  P. Pomper,  R.T.  Vann ( ed.) - History and Theory :  Contemporary readings ,  Oxford, Blackweel, 1998 e P. Gardiner (ed.) - Theories of History , N.York, Free Press, 1959 ( trad. port., Lisboa, Gulbenkian, 1974 ) . A propósito do trabalho de grupo sobre  " Memória - História " / Enciclopédia Einaudi com edição em 1977-1982 e tradução portuguesa , vol. I , em 1984. A relevância da entrada " História " por Jacques le Goff ( 1924 - 2014 ).

Os quatro fundamentos da Interpretação / Hermenêutica a implicar na análise textual dos trabalhos : (1) Imanência de Sentido ; (2) Autonomia do corpo textual ; (3) Conjunto de mútua implicação partes/ todo textual ; (4) Interdependência do Texto enquanto Cotextual, Intertextual, Contextual. 
No primeiro quartel do século XXI a condição disciplinar da História como um Uno Múltiplo . Internamente , em m´tua e múltipla implicação / diálogo , Histórias Social, Cultural, Económica, Política . Externamente , troca / diálogo/ tensão com as restantes Ciências Históricas Avançadas como a Astronomia / Astrofísica , a Paleontologia, a Biologia Evolutiva, etc , com as Ciências Sociais ( Antropologia, Economia, Geografia,  Linguística, Psicologia, Sociologia, etc ) e com a Literatura e Filosofia . 

Bibliografia complementar :
Eco, Umberto - I Limiti dell´ Interpretazione, Milão, Bompiani, 1990 ( trad., port., Lisboa, Difel, 2004 )