Sumários

Orientações historiográficas do século XX

26 Abril 2023, 14:00 Sérgio de Campos Matos

A valorização da transdisciplinariedade. A Revue de Synthèse e os Annales.

Do estruturalismo à micro-história.


Em torno do postulado chave do Historiar

26 Abril 2023, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Continuidade e descontinuidade ,acumulação  , progressão,  regressão, etc  devido á não separação passado, presente, futuro . Entre passados, presentes, futuros os dinamismos  temporais - espaciais de Dissipação, Transmissão , Integração que possibilitam os Semióforos em que " tudo se torna fonte " ( J. Burckhardt , 1868- 1871 ) e o desenvolvimento da investigação histórica : " A História como saber universitário ... Estudo, explicação e descrição do  passado... fazer do passado um objecto de conhecimento .. permite por vezes saber mais e frequentemente saber diferente do que souberam os que viveram ..." ( K. Pomian, 1999) .

A multiplicidade de Passados e de possíveis Futuros em todo e qualquer Presente e a Periodização ( o exemplo de C . Cellarius ). A investigação do Historiar  como temporizar, espacializar, modelar . Leitura comentada de enunciados chave de   , K.Pomian, 1999 ; de  Peter Charles Hoffer, 2008 ;  M. Foucault , 1968.


Teste escrito de avaliação

24 Abril 2023, 14:00 Sérgio de Campos Matos

Teste escrito de avaliação


Presente, Passado, Futuro em não separação

21 Abril 2023, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A multiplicidade da configuração temporal- espacial . Os abertos e transformativos dinamismos de Dissipação, Transmissão, Integração que possibilitam a ligação / não separação Passado, Presente, Futuro. Continuidades e descontinuidades destes dinamismos de ligação : o exemplo da "  Carta de Achamento " de Pêro Vaz de Caminha escrita provavelmente entre 26 de Abril e 1 de Maio de 1500 , desaparecida / desconhecida até 1773 ou 1793 , publicada pela primeira vez por Manuel Aires do Casal - Corografia Brasílica ,1817  e o operar da dissipação, transmissão, integração.

Somos tempo integrado  ou seja ,  a não separação passado, presente, futuro.  O enunciado de David W. Anthony,2006 e o nosso rosto como também museu e o passado com invisíveis lentes  de contacto . O presente como produto / produtor de passados em fragmento e potenciais  futuros .Os Traços sobreviventes do passado no presente : Semióforos , objectos já sem utilidade prática / original mas com   significação para o Historiar . 


Da história metódica aos Annales

19 Abril 2023, 14:00 Sérgio de Campos Matos

Da história metódica aos Annales.

Comentário e debate da apresentação da  Revue Historique  e de dois textos de Fustel de Coulanges.