Sumários

Perspectiva histórica sobre a historiografia, da Antiguidade ao s. XVIII

15 Março 2023, 14:00 Sérgio de Campos Matos


Concepções e funções da historiografia, da Antiguidade ao s. XVIII: 

uma perspectiva.
Comentário e debate de um texto de Lucien Febvre.

A emergência da sistemática Teoria da História do Historiar

15 Março 2023, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto


A partir dos séculos XIX e XX com a crescente autonomia da História universitária profissional crescem, nos programas e nas  instituições mais avançadas , formulações de Teoria e de Método do próprio Historiar . Sob forma dispersa os maiores historiadores do século XIX ( Leopold von Ranke, Jules Michelet, Fustel de Coulanges, etc ) e do século XX ( Lucien Febvre, Johan Huizinga, Fernand Braudel, etc ) formularam enunciados chave sobre Teoria e Método do Historiar.

Sob a forma sistemática ou a forma dispersa a Teoria da História do historiar   universitário, a busca de uma lógica da operacionalidade  do fundamentado  conhecimento temporal - espacial da acção humana,  visa a  Elucidação, Fundamentação, Demarcação, Legitimação da História no mundo disciplinar   universitário .   Afirmar   a sua identidade / diferença , proximidade / distanciamento , confluência / concorrência frente aos saberes próximos e distantes.
Leitura comentada de passagens das obras da série de emergência da Teoria da História sistemática desde G. Gervinus, 1837 a J.G. Droysen, 1868 e J. Burckhardt , 1868 - 1871 . História e Filosofia da História fenomenal : o problema da generalização e da da prova documental . Tempo e Espaço como coordenadas do Historiar . Continuidade e descontinuidade ou a pluralidade dos tempos históricos e dos ritmos de progressão, bloqueamento, regressão . As dimensões complementares  de Factos / Fenómenos, Individuação / Seriação, Norma / Desvio , Constantes regulares e casos de diferenciação. 

O historiador situado no tempo e no espaço

13 Março 2023, 14:00 Sérgio de Campos Matos


O historiador situado no tempo e no espaço.

Ouvir as vozes do passado, O transporte no tempo
Comentário de um texto de R. Koselleck.

A.C. Danto / Filosofia analítica da História e Teoria sistemática da História do próprio Historiar

10 Março 2023, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto


Narrativa / Narração : etimologia e definição de G. Genette, 1972 . Leitura e comentário de alguns tópicos relevantes de Arthur C. Danto - Analytical Philosophy of History , N. York, Columbia U.P., 1985 ( edição actualizada, 1 edi. , 1965, 2 edi. revista, 1968 ) : as  Sentenças Narrativas e a articulação Passado, Presente, Futuro ; a narrativa / narração como uma primeira  representação / conhecimento temporal da acção humana   através de uma compreensão / linguagem de   :         "  começos" , e " fins" , " pontos de viragem " , " crises " e  " apogeus "; na análise do historiar " o conceito de dado é correlativo do conceito de teoria " ; " todo o Dado Presente advém  do presente e do passado " mas temos de implicar  o futuro do então Dado em presença / presente ; não existe  Acontecimento solto / no vácuo mas sim articulado e correlacionado  num Conjunto / Totalidade  de acontecimentos de que é parte , etc.

A emergência da sistemática Teoria da História do próprio Historiar . A conexão disciplinar universitária e os antecedentes do século XVI ao XVIII de J.Bodin a Leibniz. A série de reflexões teóricas  sistemáticas sobre a forma como o Historiar é construído, composto, transmitido , acumulado e revisto/corrigido  de G. Gervinus ( 1805 - 1871 ) e Johan Gustav Droysen ( 1808- 1884 ) a Eduard Meyer ( 1855- 1930 ) .

Conceptualização e presentismo

8 Março 2023, 14:00 Sérgio de Campos Matos


Conceptualização e presentismo: desafios e anacronismos.