Sumários
15 Fevereiro 2023, 14:00
•
Sérgio de Campos Matos
Regimes de historicidade.
A teoria de Fernand Braudel sobre os diferentes ritmos de duração.
Comentário e debate de um texto deste historiador.
15 Fevereiro 2023, 08:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Em História não existe Teoria global ou hegemónica, Teoria una ou única mas sim Teorias . Teorias criadas pelo próprio Historiar e Teorias da / sobre a História vindas de Ciências , da Filosofia, da Literatura. Teoria : elementos para uma primeira definição . As Teorias são conjuntos sistemáticos de enunciados a propósito de um campo de temas e de problemas de investigação / conhecimento que formulam deduções de padrão, regularidade, ordenamento com generalização fundamentada / controlada .
As Teorias da História existem de forma bem mais implícita que explícita, bem mais disseminada que sistemática . São bem mais elementos teóricos , esboços e horizontes de teorização que sistemáticas Teorias da História . As teorizações da História , tanto as predominantes sob forma dispersa quanto as sistemáticas, existem muitas vezes em estreita implicação com a História do Historiar / Historiografia e com questões de Método em História .
As Teorias visam sistematizar / elucidar / Fundamentar o objecto e o objectivo da investigação / conhecimento , Explicitar os conceitos e categorias em operação, Orientar a observação / recolha de dados/ traços , Reforçar os mecanismos protocolares /de prova da investigação e das suas conclusões / respostas . Teorias mais globais e Teorias mais de médio alcance e de generalização controlada e controlável . Exemplos de Teorias da História de Médio Alcance desde a Teoria da Cultura / Civilização do Renascimento / 1860 ,de Jacob Burckhardt ; Teoria da Cidade Antiga / 1864 ,de Fustel de Coulanges á Teoria da Revolução Científica / 1939 , de A. Koyré , etc .
Um balanço dos tópicos da matéria , exposta nas seis aulas anteriores, acerca de " Lugares do Historiar " . Quatro campos chave de temas e de problemas a desenvolver desde que o aluno acompanhe e possua os dados e os conhecimentos fornecidos / transmitidos nas aulas . O ensino presencial implica e possibilita o individual trabalho de aquisição do conhecimento / formação transmitido á turma .
13 Fevereiro 2023, 14:00
•
Sérgio de Campos Matos
Passado, presente e futuro.
Comentário e debate de um texto de F. Hartog
10 Fevereiro 2023, 08:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
As mútuas e processuais implicações do Historiar com Literatura, Filosofia, Ciência. Três historiadores Prémio Nobel (um de Literatura e dois de Economia ). As modalidades/ técnicas de conhecimento do Historiar ao longo das quatro grandes transformações : da vivência pessoal com experiência de viagem / estadia internacional e de política até ao serial / quantitativo e aos qualitativos tipos-ideais e investigações comparativas .
Finalização da escolha de trabalhos e múltiplos diálogos. A Universidade como lugar máximo de produção, transmissão, formação de Conhecimento especializado e fundamentado . Lugar de acumulados altos investimentos em Trabalho, Capital Intelectual, Capital Material .
8 Fevereiro 2023, 14:00
•
Sérgio de Campos Matos
Conceitos de tempo. Múltiplas temporalidades.
História e jornalismo.
Comentário e debate de um ensaio de Jorge Borges de Macedo