Sumários
Diálogos sobre os trabalhos e as Sentenças Narrativas
8 Março 2023, 08:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
O Objecto / Objectivo de análise textual ( " fonte" ) é um campo de acção em palavras / ideias a trabalhar .Analogia com um sítio arqueológico , um levantamento de campo .Exemplos práticos sobre o ideal sistemático de análise e os possíveis resultados a alcançar . Análises qualitativa / semântica e quantitativa / frequência . Fazer a fonte falar / dizer o que é e não falsificar dados , não colocar estranhos / exteriores no corpo / campo textual a analisar .
Problemas de história conceptual
6 Março 2023, 14:00 • Sérgio de Campos Matos
Problemas de história conceptual.
Filosofias da História : substantiva e epistemológica
3 Março 2023, 08:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Acerca de alguns autores / obras de filosofia da história factual / substantiva no século XX. Breves elementos sobre A Decadência do Ocidente , 1918 de O. Spengler, uma " morfologia da história universal " em que as Culturas são " seres vivos de grau supremo " . A obra Origem e Fim da História ,1949 de Karl Jaspers e o Presente como abertura para o Futuro e o Passado , a " Idade Axial " e os pontos de viragem / grande transformação. O Fim da História e o Último Homem ,1992 de F. Fukuyama e os erros do presentismo ahistórico ; O Choque das Civilizações, 1996 de S.P. Huntington e a História com auxiliar de ideologias / programas de relações internacionais.
Um introdução à história conceptual
1 Março 2023, 14:00 • Sérgio de Campos Matos
Um introdução à história conceptual. Entre história cultural e história social.
Tipos de Teoria da História : filosofias substanciais da história
1 Março 2023, 08:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
A emergência do termo no século XVIII e elementos de Filosofias da História do Progresso / Liberdade em Kant, 1784 e em Hegel , 1837 ( mas de lições proferidas em 1830 - 1831 ) .Elementos de Filosofia da História em K. Marx na obra Contribuição para a Crítica da Economia Política ,1859 . Forças Produtivas , Relações de Produção e a Pluralidade das durações, dos ritmos temporais - espaciais de continuidade, descontinuidade, crise, revolução. Filosofias substanciais / factuais da História no século XX : alguns exemplos. A Filosofia substancial da História é um generalização ousada , uma teoria global ( passado , presente, futuro ) do ocorrido - a ocorrer . Não é História mas pode , por vezes, fornecer ao Historiar tópicos problemáticos e mesmo elementos auxiliares de interpretação / explicação .