Sumários

O Postulado chave do Historiar : a não separação Passado, Presente, Futuro

19 Abril 2023, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto


Presente, " praesens " , etimologicamente " o que está diante de mim " / " o eminentemente urgente " , o Simultâneo,  existe em mutua e múltipla implicação e correlação com o anterior / Passado e com o posterior / Futuro . Todo o Presente é uma complexa configuração de também Passados e Futuros . As modalidades  abertas de dissipação, transmissão, integração  que no Presente incorporam Passados e Futuros  e a variedade de tipos de Passado e de Futuro que fazem o Presente . " ... o presente está prenhe de futuro e barrigado / carregado de passado ... " ( G.W. Leibniz, 1703 ).

Um exemplo concreto sobre a não separação presente, passado, futuro a propósito da investigação sobre o conhecimento português  do Brasil e do  Índio entre 1500 e 1620 . Hoje,  no presente ano de 2023,  o investigar desse Brasil e Índio e do seu conhecimento dos inícios do século XVI aos inícios do século XVII implica  também  pelo menos conhecer o que nos séculos XVIII, XIX, XX , futuro do objecto / objectivo de investigação escolhido , aconteceu sobre esse tema / problema   nos planos documental ( manuscrito, impressos, arquivos, etc ) e problemático ( que estudos relevantes foram produzidos até hoje ) .
Diálogo com aluna sobre o alcançado e não alcançado , mesmo errado , nos apontamentos / notas de análise para trabalho .A necessidade de ouvir, seguir, acompanhar, anotar, dialogar    as aulas e os sumários desde o dia 25 de Janeiro para ser possível produzir Teste e Trabalho válidos. Um  princípio básico do ensino presencial afirmado constantemente desde os dias 25 e 27 de Janeiro . 

História e cidadania

17 Abril 2023, 14:00 Sérgio de Campos Matos


História e cidadania. Toda a história é contemporânea?

Problematização

Tempo - Espaço do Historiar e acompanhamento dos trabalhos

14 Abril 2023, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto


Um exemplo prático de análise de " fonte " / texto a propósito de um trabalho de grupo. A busca de levantamento / identificação sistemática do máximo de enunciados relevantes após a identificação precisa de autor / edição original .

O Espaço na investigação histórica . Tempo - Espaço como coordenadas que se fazem mutuamente. O ordenar do conhecimento temporal - espacial da acção humana a partir da acentuação da Escala . As Escalas Históricas mais frequentes na investigação : Macro / Micro ; Global / Local ; Todo / Parte ; Centro / Periferia - Fronteira . Escalas em oposição gradativa, complementar, combinatória e não em exclusão. Alguns dos exemplos comentados de investigações chave Macro ( Civilização, Época, etc ) / Micro ( biografias ) , Global / Local, etc.  De  R.  Ehrenberg  ( 1857 - 1921 ) com " A Época dos Fugger " ,1896  a J. F. Richards - The Unending Frontier : An Environmental History of the Early Modern World , Berkeley , U. of California Press, 2003 .

A filosofia da história de Hegel

12 Abril 2023, 14:00 Sérgio de Campos Matos


A filosofia da história de Hegel. Comentário e debate de excertos do filósofo.

O materialismo histórico de K. Marx. 

O estado dos trabalhos

12 Abril 2023, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto


Acompanhamento do estado dos trabalhos . Diálogos sobre o andamento das análises textuais  ( qualitativas e nalguns casos também quantitativas ). Obstáculos encontrados nos planos da conceptualização / condição mais teórica dos textos / " fontes " que formam o objecto e o objectivo dos trabalhos em Teoria da História . 

Em torno dos Tempos múltiplos  e em estrato  de F. Braudel ( formulações de 1946 e 1958 ).A " dialéctica das durações " tanto no passado como no presente e a oposição complementar  " instante " / " tempo longo " . Do " tempo curto " /  "recitativo " em espaço limitado aos tempos / ritmos  conjuntural / constante e estrutural / repetitivo . Do facto ao fenómeno , da contingência / possibilidade ao tipológico e ao repetitivo do tempo/ espaço  quase imóvel .