Sumários

problemas de conceptualização em história

27 Fevereiro 2023, 14:00 Sérgio de Campos Matos


Problemas de conceptualização em história.

Um exemplo: o conceito e geração.
Comentário e debate de um estudo de Pierre Nora.

Ponto de situação de trabalhos e tipos de teoria da história

24 Fevereiro 2023, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto


Indicações   bibliográficas complementares a propósito de relações do Historiar com Sociologia e Psicologia : das leis da Imitação , 1890 de Gabriel Tarde á " falácia retrospectiva " da memória segundo Daniel Kahneman em 2011. Um primeiro ponto de situação de trabalhos de alunos sobre temas e textos de Teoria da História . A importância de analisar as bibliografias de livros e artigos pois dão preciosas    indicações sobre graus e tipos de   actualização,  de internacionalização, de pluralidade programática . Elucidações sobre categorias temporais do historiar e a tensão Presente / Passado a propósito de um dos trabalhos.

Breve leitura comentada de passagens de " Sobre a tarefa do historiador   " ,1821-1822  de C.W. Humboldt ( 1767-1835 ) matéria a continuar na próxima aula .

A dimensão espaço no trabalho historiográfico.

22 Fevereiro 2023, 14:00 Sérgio de Campos Matos


História e Geografia.

Diferentes escalas e estratos de tempo.
Comentário e debate de dois textos de R. Koselleck.

Diferentes tipos de Teoria da História

22 Fevereiro 2023, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto


Uma tela dos diversos  tipos de Teorias da História. O predominante , disseminado, pontual , contributo / esboço epistemológico teórico tanto  interior como exterior ao Historiar .  Interior e exterior em tensão dialogal com ambivalente  incorporação e rejeição .O tipo de Teoria da História substancial, factual, fenomenal acerca das acções  humanas sob a perspectiva temporal- espacial. Teorias de médio alcance sobre configurações temporais e de generalização controlada  e controlável ( as constantes  e  as variáveis chave de um fenómeno histórico / época )  maioritariamente   interiores ao historiar e as teorias mais globais / gerais sobre o "  sentido   universal " da acção humana de generalização  ousada e maioritariamente exteriores ao historiar , as denominadas Filosofias da História , A sistemática teoria da história epistemológica quer a interior ao historiar quer a exterior , a denominada filosofia analítica da história . 

Breve leitura e comentário a passagens sobre a História no Èmile ou De l´é ducation , 1762 de J.J. Rousseau ( 1712- 1778 ). O problema da história tribunal, as porosas/ oscilantes  fronteiras história - ficção , a verdade em história e a seleção dos dados e dos temas relevantes .
Diálogos com os alunos sobre dados orais , sobre a multiplicidade    de dados em correlação, arquivos e coleções, etc

Tipos de Teoria da História

17 Fevereiro 2023, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto


A transmissão e o ensino de conhecimento disciplinar assenta na síntese mas não existe síntese sem Análise :  " ... para um dia de síntese são precisos anos de análise ...", 1875 / N. D. Fustel de Coulanges ( 1830 - 1889 ).

Um sintético modelo da Pirâmide do Conhecimento. Dos dados e informações aos conhecimentos especializados e ás disciplinas / ciências . Teoria e Prática disciplinares .
Os diferentes tipos de Teoria da História. A dominante, dispersa e pontual , de esboço e parcial teorização . A Teoria Fenomenal / Factual de médio alcance e de situada temporalidade  mas também  a Grande Teoria de generalização ousada e a Teoria Sistemática ( temas a desenvolver nas próximas aulas ).
Teorias interiores e exteriores ao Historiar . Importância e influência das  exteriores Teorias   da História : da Retórica e Oratória á Filosofia . Exemplos de casos relevantes na Antiguidade Mediterrânea Ocidental .  Leitura comentada de passagens do De Disciplinis , 1531 de J. Luís Vives ( 1492/3 - 1540 ). Uma crítica da história que contribui para a emergência de uma história crítica : os problemas da Verdade em História, do objecto / objectivo do historiar e da Cronologia / Periodização. 
Os trabalhos dos alunos e o acompanhamento, diálogo e avaliação do seu desenvolvimento .