Sumários

Diferentes contextos de tradução

20 Março 2020, 14:00 Lucia Comparin

Tradução e interpretação em contextos jurídicos. 

Disponibilização online na plataforma Moodle de textos sobre o trabalho do tradutor e do intérprete em contextos jurídicos. 
Os alunos leram os artigos, fizeram uma pesquisa individual e comentaram no fórum relativo. 


Stuart Hall: A Questão Multicultural (aula gravada)

20 Março 2020, 12:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

A sessão de hoje foi não presencial. Foi enviado um link aos estudantes através da plataforma Fénix com a aula gravada.

Estudo da 1.ª parte de um ensaio de Stuart Hall "A Questão Multicultural"- os conceitos de 'multicultural' e 'multiculturalismo'; os diferentes multiculturalismos e a sua contestação por diferentes quadrantes políticos; as origens das sociedades multiculturais e a sua intensificação após a 2.ª Guerra Mundial e os factores que o explicam; a Grã-bretanha como bom exemplo da "força transruptiva" nas sociedades ocidentais.


Preconceito e estereótipo: análise dos conceitos

20 Março 2020, 08:00 Marta Pacheco Pinto

Por despacho do Reitor, como medida preventiva relativamente ao Covid-19, as aulas presenciais estão suspensas. A aula presencial foi substituída pela disponibilização de um documento com os tópicos que seriam apresentados na aula sobre as noções de preconceito e estereótipo. Salientou-se as diferenças entre os dois conceitos e o modo como se relacionam com a identidade individual e colectiva. Foram apresentados alguns tópicos de leitura de excertos seleccionados de entremezes portugueses do século XVII e do texto intitulado «Os Caracteres», de Teofrasto.
(Filipa Freitas)


Diferentes contextos de tradução

18 Março 2020, 14:00 Lucia Comparin

Tradução e interpretação em contextos jurídicos. 

Disponibilização online na plataforma Moodle de textos sobre o trabalho do tradutor e do intérprete em contextos jurídicos. 
Os alunos leram os artigos, fizeram uma pesquisa individual e comentaram no fórum relativo. 


A importância da comunicação (aula não presencial)

18 Março 2020, 12:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

A sessão de hoje foi uma sessão não presencial. A aula foi gravada na plataforma Educast e o respectivo link foi enviado ontem aos estudantes através do Fénix. 

Procedeu-se à análise do capítulo 1 do livro de Dominique Wolton, "Informar não é comunicar". Neste texto o sociólogo francês mostra como a comunicação passou a ser o actor principal na política do século XXI: enquanto as distâncias físicas diminuem, aumentam as distâncias culturais. Wolton reflecte ainda sobre a questão da mobilidade e da identidade, sobre a necessidade premente de aprender a coabitar e apresenta também algumas medidas a implementar, atribuindo ao jornalista um papel crucial no nosso século.