Sumários

Apresentação do Programa e Metodologia

29 Janeiro 2020, 12:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

1. Apresentação do programa e da bibliografia; metodologia a seguir no decurso do semestre.

2. Critérios de avaliação: dois exercícios escritos presenciais, valendo cada um 40% (18 de Março e 24 de Abril); assiduidade e participação activa nas aulas (20%).
NOTA: devido ao elevado número de alunos não é possível a realização de trabalhos escritos. Contudo os alunos têm a possibilidade de substituir um dos testes por um trabalho de apresentação oral. Este será sobre um tópico previamente acordado com a docente e terá que ser elaborado individualmente ou por dois estudantes, no máximo.
3. O curso obriga à leitura de textos de origem diversa que estão à disposição dos alunos numa colectânea organizada para o efeito e que poderá ser adquirida na reprografia azul da FLUL.
4. O atendimento será à 6.ª feira das 14:30 às 15:30, no Departamento de Estudos Germanísticos (os alunos deverão inscrever-se previamente por correio electrónico).


Why do we study intercultural communication?

29 Janeiro 2020, 10:00 Roxana Stela Ciolaneanu

1. The self-awareness imperative  

2. The demographic imperative 
3. The economic imperative
4. The technological imperative 
5. The peace imperative 
6. The ethical imperative 


Introdução à cadeira de Comunicação Intercultural

29 Janeiro 2020, 08:00 Marta Pacheco Pinto

Nesta primeira aula, as docentes procederam às devidas apresentações, seguidas da apresentação individual de cada aluno/a. Apresentaram-se, depois, o programa da unidade, os objectivos da aprendizagem, os elementos de avaliação e as regras de funcionamento da cadeira. Quanto aos elementos de avaliação, marcaram-se as datas dos dois exercícios escritos presenciais (testes): 21 de Fevereiro e 29 de Abril. Estipulou-se o último dia de aulas, 8 de Maio, como prazo para entrega do trabalho escrito. Os alunos foram informados de que os textos de leitura obrigatória estão disponíveis, em formato de antologia, na reprografia vermelha.

Na segunda parte da sessão, de forma a introduzir os alunos à matéria e aos conceitos a serem trabalhados em aula, realizaram-se testes de autoavaliação (medição da Escala de Inteligência Cultural e avaliação de consciência cultural) e discutiram-se barreiras/dificuldades à comunicação intercultural a partir de notícias e imagens projectadas no PowerPoint.


Course Overview

27 Janeiro 2020, 10:00 Roxana Stela Ciolaneanu

  • Tentative course schedule
  • Introductions
  • Student's form