Sumários

Cidades multiculturais e interculturalidade: coexistência e conflito

1 Abril 2020, 08:00 Marta Pacheco Pinto

Por despacho do Reitor, como medida preventiva relativamente ao Covid-19, as aulas presenciais estão suspensas. A aula presencial foi substituída por uma aula online na plataforma Skype. Continuou-se a leitura do texto «Perspectives on diversity and the rapprochement of cultures: exploring efforts made across the world», salientando-se a importância do diálogo, a liberdade de expressão e os seus limites, o lugar da democracia e a importância do respeito pelos direitos humanos no contacto com o Outro. Salientou-se, ainda, alguns aspectos do texto «Acculturating intergroup vitalities, acommodation and contact», de Howard Giles (et al), especificamente a identificação de diferentes reacções na coexistência de grupos maioritários e minoritários.
(Filipa Freitas)


Migration and intercultural communication

30 Março 2020, 10:00 Roxana Stela Ciolaneanu

  • interculturality and migratory phenomena;
  • cultural adaptation;
  • models of cultural adaptation;
  • identity and adaptation;
  • local and global worlds.


Diferentes contextos de tradução

27 Março 2020, 14:00 Lucia Comparin

Tradução e interpretação em contexto comunitário. 

Disponibilização online na plataforma Moodle de textos sobre o trabalho do tradutor e do intérprete em contextos comunitários. Os alunos leram os artigos, fizeram uma pesquisa individual e comentaram no fórum relativo. 


Charles Taylor (aula gravada)

27 Março 2020, 12:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Esta sessão foi não presencial. Através do Fénix foi enviado um link aos estudantes com a aula gravada.


Estudo da 1.ª parte do ensaio de Charles Taylor "A Política do Reconhecimento": a importância do discurso do reconhecimento e da identidade e as suas origens.


A importância do diálogo no contacto com o Outro

27 Março 2020, 08:00 Marta Pacheco Pinto

Por despacho do Reitor, como medida preventiva relativamente ao Covid-19, as aulas presenciais estão suspensas. A aula presencial foi substituída por uma aula online na plataforma Skype. Foram salientados alguns elementos dos trabalhos escritos que os alunos enviaram nas últimas sessões e esclareceram-se dúvidas dos alunos. Foi iniciada a leitura do texto «Perspectives on diversity and the rapprochement of cultures: exploring efforts made across the world», salientando-se aspectos relevantes para os conceitos trabalhados nas últimas sessões, nomeadamente a ausência de conhecimento como meio de promover comportamentos preconceituosos, a importância do conhecimento do Outro e a sua relação com a Identidade, a relevância das tecnologias digitais no contacto com o mundo e o modo como a linguagem está dotada simultaneamente da possibilidade de esclarecimento e de equívoco.
(Filipa Freitas)