Sumários
Nonverbal language and Intercultural communication (III). Migration and Intercultural Communication (I)
8 Abril 2021, 14:00 • Roxana Stela Ciolaneanu
Silence;
Stereotype, prejudice and discrimination;
- Cultural identity and cultural space;
- Types of migrant groups;
Lipovetsky e Serroy: A Cultura-Mundo como Mitos e como Desafios
6 Abril 2021, 09:30 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Início do estudo do capítulo 3 da obra de Lipovetsky e Serroy A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade Desorientada - a fim de respondermos à questão "Será a cultura-mundo um perigo que leva à alienação do indivíduo e à destruição da "verdadeira" cultura?", abordámos, na sessão de hoje, as problemáticas da 'homogeneização' e a da ´americanização'.
Lipovetsky e Serroy: A Cultura-Mundo como Mitos e como Desafios
6 Abril 2021, 08:00 • Filomena Maria Confraria Viana Guarda
Início do estudo do capítulo 3 da obra de Lipovetsky e Serroy A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade Desorientada - a fim de respondermos à questão "Será a cultura-mundo um perigo que leva à alienação do indivíduo e à destruição da "verdadeira" cultura?", abordámos, na sessão de hoje, as problemáticas da 'homogeneização' e a da ´americanização'.
Os limites da tolerância
5 Abril 2021, 18:30 • Marta Pacheco Pinto
Entrega dos testes de avaliação e correção dos mesmos.
Iniciou-se a leitura mais pormenorizada e discussão do artigo de António Sousa Ribeiro sobre “Os limites da tolerância – as ‘lições’ do Holocausto” (2004), o qual parte de duas questões éticas: a Declaração de Princípios sobre a Tolerância como promoção de um valor ético positivo (a tolerância enquanto respeito pela diferença e pelo valor da vida e da dignidade humanas) sem, porém, interpelar a tolerância como construção de um diálogo intercultural e a instrumentalização pedagógica da memória do holocausto (símbolo máximo do intolerável) para ensinar a tolerância.
Os limites da tolerância
5 Abril 2021, 17:00 • Marta Pacheco Pinto
Entrega dos testes de avaliação e correção dos mesmos.
Iniciou-se a leitura mais pormenorizada e discussão do artigo de António Sousa Ribeiro sobre “Os limites da tolerância – as ‘lições’ do Holocausto” (2004), o qual parte de duas questões éticas: a Declaração de Princípios sobre a Tolerância como promoção de um valor ético positivo (a tolerância enquanto respeito pela diferença e pelo valor da vida e da dignidade humanas) sem, porém, interpelar a tolerância como construção de um diálogo intercultural e a instrumentalização pedagógica da memória do holocausto (símbolo máximo do intolerável) para ensinar a tolerância.