Sumários

Nonverbal language and Intercultural communication (III). Migration and Intercultural Communication (I)

8 Abril 2021, 14:00 Roxana Stela Ciolaneanu

  • Silence;

  • Stereotype, prejudice and discrimination; 

  • Cultural identity and cultural space;
  • Types of migrant groups;


Lipovetsky e Serroy: A Cultura-Mundo como Mitos e como Desafios

6 Abril 2021, 09:30 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Início do estudo do capítulo 3 da obra de Lipovetsky e Serroy  A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade Desorientada - a fim de respondermos à questão "Será a cultura-mundo um perigo que leva à alienação do indivíduo e à destruição da "verdadeira" cultura?", abordámos, na sessão de hoje, as problemáticas da 'homogeneização' e a da ´americanização'.


Lipovetsky e Serroy: A Cultura-Mundo como Mitos e como Desafios

6 Abril 2021, 08:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Início do estudo do capítulo 3 da obra de Lipovetsky e Serroy A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade Desorientada - a fim de respondermos à questão "Será a cultura-mundo um perigo que leva à alienação do indivíduo e à destruição da "verdadeira" cultura?", abordámos, na sessão de hoje, as problemáticas da 'homogeneização' e a da ´americanização'.


Os limites da tolerância

5 Abril 2021, 18:30 Marta Pacheco Pinto

Entrega dos testes de avaliação e correção dos mesmos. 

Iniciou-se a leitura mais pormenorizada e discussão do artigo de António Sousa Ribeiro sobre “Os limites da tolerância – as ‘lições’ do Holocausto” (2004), o qual parte de duas questões éticas: a Declaração de Princípios sobre a Tolerância como promoção de um valor ético positivo (a tolerância enquanto respeito pela diferença e pelo valor da vida e da dignidade humanas) sem, porém, interpelar a tolerância como construção de um diálogo intercultural e a instrumentalização pedagógica da memória do holocausto (símbolo máximo do intolerável) para ensinar a tolerância.


Os limites da tolerância

5 Abril 2021, 17:00 Marta Pacheco Pinto

Entrega dos testes de avaliação e correção dos mesmos. 

Iniciou-se a leitura mais pormenorizada e discussão do artigo de António Sousa Ribeiro sobre “Os limites da tolerância – as ‘lições’ do Holocausto” (2004), o qual parte de duas questões éticas: a Declaração de Princípios sobre a Tolerância como promoção de um valor ético positivo (a tolerância enquanto respeito pela diferença e pelo valor da vida e da dignidade humanas) sem, porém, interpelar a tolerância como construção de um diálogo intercultural e a instrumentalização pedagógica da memória do holocausto (símbolo máximo do intolerável) para ensinar a tolerância.