Sumários

Identity and Cultural Communication (5)

11 Março 2021, 14:00 Roxana Stela Ciolaneanu

  • ethnic identity;

  • religious identity;

  • national identity;

  • age identity;

  • class identity;

  • stereotypes and prejudice: definitions & functions.


Stuart Hall: A Questão Multicultural

9 Março 2021, 09:30 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Estudo do conhecido ensaio de Stuart Hall "A Questão Multicultural": os termos "multicultural" e "multiculturalismo"; diferentes tipos de multiculturalismo e as razões para a sua contestação por parte de diferentes quadrantes políticos; as origens das sociedades multiculturais; o exemplo da Grã-Bretanha.


Stuart Hall: A Questão Multicultural

9 Março 2021, 08:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Estudo do conhecido ensaio de Stuart Hall "A Questão Multicultural": os termos "multicultural" e "multiculturalismo"; diferentes tipos de multiculturalismo e as razões para a sua contestação por parte de diferentes quadrantes políticos; as origens das sociedades multiculturais; o exemplo da Grã-Bretanha.


O Oriente como estudo de caso

8 Março 2021, 18:30 Marta Pacheco Pinto

Analisaram-se duas crónicas de Wenceslau de Moraes – “O jin-rick-shá” (1888) e “Mankaméro” (1906) –, que serviram de mote para introduzir duas visões díspares e formas de relacionamento distintas com o Extremo Oriente. Através delas explorou-se também o modelo de desenvolvimento da sensibilidade intercultural proposto por Milton Bennett. De acordo com este modelo, que procura explicar como os indivíduos se relacionam e reagem à diferença cultural, haverá seis etapas de desenvolvimento da perceção e da sensibilidade à diferença: negação, defesa, minimização, aceitação, adaptação e integração. Explicou-se cada uma com base em exemplos.


O Oriente como estudo de caso

8 Março 2021, 17:00 Marta Pacheco Pinto

Analisaram-se duas crónicas de Wenceslau de Moraes – “O jin-rick-shá” (1888) e “Mankaméro” (1906) –, que serviram de mote para introduzir duas visões díspares e formas de relacionamento distintas com o Extremo Oriente. Através delas explorou-se também o modelo de desenvolvimento da sensibilidade intercultural proposto por Milton Bennett. De acordo com este modelo, que procura explicar como os indivíduos se relacionam e reagem à diferença cultural, haverá seis etapas de desenvolvimento da perceção e da sensibilidade à diferença: negação, defesa, minimização, aceitação, adaptação e integração. Explicou-se cada uma com base em exemplos.