Sumários

Jean Epstein, "La Chute de la maison Usher" (2)

2 Outubro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

3. a questão da "imagem": 3.1. no plano figural - a referência à Pintura (via "O Retrato Oval"): o "quadro vivo" (de cinema) de Madeline; a "splitagem" (dissociação) do modelo e da imagem: do figural ao espectral - uma imagem por sobreposição, palimpsesto; 3.2. no plano do não-figural: a imagem do Som: i) da harmonia (musical) à dissonância (ruído);ii)  modalidades de figuração do som (=invisível): o motivo do "vento"; momentos  associativos rítmicos (de "cinema puro"); o efeito de "ralenti" ("slow-motion"); o motivo do "véu" (como rasto do real e cauda do imaginário): 4. a resolução "feliz" da crise: i) erotização do fantasma (Madeline como esposa); ii) a fusão da imagem= reintegração no Uno.
* projecção de um dvd do filme e do final da versão de Corman
Bibliografia: texto de Christophe Wall-Romana sobre o filme na pasta da cadeira


Leitura de "The Murders in the Rue Morgue" de Poe

27 Setembro 2017, 18:00 Simão Valente

A Rue Morgue: primeiro policial.

O conto policial e o meio urbano: os riscos e as possibilidades narrativas da industrialização
A presença do estrangeiro.
Tempo da narrativa e tempo extra-narrativo



Jean Epstein, "La Chute de la Maison Usher" (1928) (1)

27 Setembro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

Poe (cont.)
3. a questão da Imagem: 3.1. heterogeneidade do Belo=Imagem:  Igualdade (Simetria: ordem do Mesmo) + Surpresa (Desconhecido: Diferença) > Belo e Deformidade; 3.2. o modelo de Pintura de Roderick: uma pintura da Ideia; 3.3. a alucinação da imagem: a divisão dos sentidos;: Ver/ Ouvir; a imagem do Som, a objectivação do fantasma; 3.4. ambivalência do final: catástrofe ou reintegração no cosmos?;
Jean Epstein: 1. o cinema da 1ª Vanguarda francesa (1917/ 1928): um cinema visual e da luz ("Impressionista"); a noção de Fotogenia; 2. "Usher": um filme feito através de "Eureka" (Jean Louis Schefer);.
* projecção da secção 12 (sobre "O Retrato Oval") de "Vivre sa Vie" de Jean Luc Godard (1963)
Bibliografia: capítulo sobre a "1ª Vanguarda Francesa" de "As Licções de Cinema" de João Mário Grilo (pasta da cadeira)


Sherlock Jr

25 Setembro 2017, 18:00 Simão Valente

Visualização e comentário a Sherlock Jr de Buster Keaton

A autoreflexividade do género policial e do cinema
Imagem, enredo: estrutura do policial


Poe, "The Fall of the House of Usher": o simbolismo das formas (1)

25 Setembro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

 O Fantástico como discurso da "hesitação" (Todorov): o novo fantástico (subjectivo, psíquico); a relação com a "física dos imateriais" - magnetismo, electrecidade e as ciências do "homem" - fisiognomia, psiquiatra; a nova figura do "artista": o nervosismo" (Hoffmann, Poe, Roderick Usher).

 "The Fall of the House of Usher": 1. um simbolismo das formas: a forma "conto": o carácter modelar do 1º parágrafo (figura/ hieróglifo do todo); o dispositivo projectivo do conto como "Phantasmagoria" (Mark Byron); 2. a Casa como galeria de espelhos (Lanterna Mágica) e construção viva; 2.1. a noção de "sentience" (sensibilidade + Logos= Verbo, discurso inscrito na matéria das coisas); 2.2. o retrato (simbólico) dos personagens: Roderick e Madelin; especularidade e  figura do andrógino; o fantasma de Madelin como a verdadeira imagem de Roderick.

* projecção do flashback mítico-antropológico sobre a origem dos Usher do filme de Roger Corman (1960)