Sumários

O cinema de Jean-Luc Godard, "Week-end" (1967)

27 Novembro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

1. Godard: anos 60: 1.1. um cinema da "busca total" e permanente: (re)fazer e desfazer o cinema;  partir do zero, uma "tábua rasa" (Rossellini);  1.2. um cinema metapoético. a "forma-ensaio";  um cinema dialógico/ polilógico. da problematização e não da solução, mais "produção" do que "produto"; 1.3. o "genérico" como "abrégé" (temático) e "matriz" (formal): lógica da redução 2D, da iconização das situações e das formas; a "grelha tricolor": sobreposição da função icónica à descritiva; denotação=conotação; 2. a questão da Imagem: 2.1. características:  atomística , aberta, heterogénea; imagem-relação( encontro): mais colagem do que montagem; 2.2. dissociação som/ imagem: o som como inscrição do "real" (fora de campo), 3D da imagem ;2.3.  situação de guerra (luta de classes) no plano dos signos: situação generalizada de "faux raccord" entre imagens e imagens e sons; 3.  a nova fórmula estética: fim da gramática + estio flamenjante em cinema.
* projecção da sequência do desastre de James Dean em "Crash" de D. Cronenberg e de sequência do "cinematógrafo" de "Les Carabiniers" de Godard
Bibliografia: texto de David Serrit   sobre "Week-end" na passta daa cadeira 


The Draughtsman's Contract

22 Novembro 2017, 18:00 Simão Valente

Conclusão da análise a The Draughtsman's Contract.


O policial pós-moderno: pistas e a sua análise.


A estéica do "acidente" em Cortazar e Godard

22 Novembro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

1. a estética do "acidente" na contemporaneidade (Virilio, Warhol, Ballard).
2. Júlio Cortazar, "Autoestrada do Sul" (1965):  uma ficção-amálgama; 2.1. plano do género: intersecção e miscigenação (pós-moderna) com outras artes: o cinema e o teatro (o teatro pânico de Arrabal, "O cemitério dos automóveis", 1958); 2.2. plano narrativo:  simultaneidade paratática de micronarrativas, justapostas por processos mais de "colagem" do que de "montagem" e encadeando-se segundo a lógica aleatória da teoria do caos, 2.3. plano do discurso: o conto como um "travelling-instalação", forma de encaixe de acções e acidentes;    a "paragem" como crise de representação - efeitos de desfamiliarização e estranhamento; 2.4 a Descrição (míope, exaustiva, repetitiva) no lugar da acção (da Imagem-Movimento à imagem-Tempo (Deleuze)); 2.5. utopia das novas formas de sociabilidade: nostalgia do regresso à natureza (primitivismo).
Bibliografia. artº de Júlia Moreno Silva Costa na pasta da cadeira 


The Draughtsman's Contract

20 Novembro 2017, 18:00 Simão Valente

Início do comentário e visionamento da obra de Peter Greenaway.


A importância da tradição da pintura para a obra em causa.

Comentário a excertos de Ways of Seeing de John Berger.


A. Resnais/ A. Robb-Grillet, "L'Année dernière à Mariebad" (2)

20 Novembro 2017, 16:00 Fernando Guerreiro

3.3. o filme
i) o primado do princípio da "forma"; ii) a referência estruturante ao Teatro: dupla inscrição (em quaismo: falso) da situação de representação teatral (o fim no princípio e o princípio no fim (J. Ricardou)) ; iii) dois personagens/ duas estéticas: X (o homem)= plano da "consciência"= memória, princípio ("logos") da ficção= a Literatura, modelo de Arquitectura: o Classicismo - mais estrutural, de exteriores, o jardim francês (Versailles: le Nôtre) ; A (a mulher): objecto em fuga, discurso do desejo, a forma-cinema, modelo de Arquitectura :mais decorativo, de interiores, o Barroco; iii) o discurso do "desejo": o motivo do "grupo escultórico" do jardim como figura (cifra: hieróglifo) do filme. Como o interpretar? Orfeu e Eurídice?; iv) um cinema da "mente": um "realismo mental e formal"); v) circularidade (repetição e variação):  o final aberto do filme.
* projecção (comentada) de um dvd do filme.