Sumários
13 Dezembro 2017, 16:00
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Fernando Guerreiro
"Paranoid Park" de Blake Nelson (cont.)
2. Paranoid Park: como horizonte e ponto de fuga (a Costa Oeste: Scratch); 3, a crise da "família" (o divórcio) e a problemática do "sexo" (mais "simulação" do que "acto"); 4, a temática da "culpa" (Dostoiewski): a "grande culpa americana"; desresponsabilização dos pais/ adultos; o motivo da "confissão" e a "carta" como saída do impasse; 5. a "imagem-trauma" do acidente:"schize" do sujeito: registos da alucinação, do sonho e do cinema; imersão do sujeito num universo (aquário) de imagens - um mundo reproduzido e diferido pelos dispositivos de vídeo e TV.
* projecção de uma sequência de "Wassap Rockers" de Larry Clark
11 Dezembro 2017, 18:00
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Simão Valente
Continuação do visionamento de The Singing Detective.
Reino Unido e Segunda Guerra.
11 Dezembro 2017, 16:00
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Fernando Guerreiro
Modalidades de subjectivação do discurso do cinema (cont.)
2. a Montagem como dupla articulação: passagem da fotogenia à cinegenia;;2.1. Eisenstein: i) a montagem como significação/ simbolização: multiplicação não adição de sentidos; ii) Montagem- Colisão: vertical/ dramática, não Montagem-Ligação: horizontal/ épica; iii) percepção como sobreposição e não sucessão de imagens: a imagem palimpsesto (ideograma); iv) a montagem intelectual (atracções intelectuais) em "Outubro" (1928) - a sequência dos deuses ("ecranização de conceitos)" e o "discurso interior" do marinheiro no quarto da czarina.
"Paranoid Park", Blake Nelson (2006)
1. plano do "género": modalidade de Enunciação da "carta"; plano do "discurso": um "monólogo interior" com flashes dissociativos de "corrente de consciência"; 2. a contextualização osocial e a descrição do meio dos "skaters" em Portland:: i) Paarnoid Park como "não-lugar", lugar de teste/ iniciação e de suspensão/ imponderalbilização do real (dos conflito) (cont.)
`projecção do final de "A Greve" e das duas sequências referidas de "Outubro" de Eisenstein
6 Dezembro 2017, 18:00
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Simão Valente
Continuação do visionamento de The Singing Detective.
A infância e a perda da inocência.
6 Dezembro 2017, 16:00
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Fernando Guerreiro
Não houve aula devido ao docente ter de estar presente numa sessão do Júri para a contratação de um docente de cinema para a área de Artes do Espectáculo.Falta já justificada na Secção de Pessoal.