Sumários
Conclusão de The Maltese Falcon
25 Outubro 2017, 18:00 • Simão Valente
Fim do estudo do filme de Huston e do romance de Hammett.
José Régio: o "drama" de "Benilde ou a Virgem-Mãe" (1947)
25 Outubro 2017, 16:00 • Fernando Guerreiro
1. a presença: "2ª modernidade" (Eunice Ribeiro) ou "contra-revolução do modernismo" (Eduardo Lourenço, Jorge de Sena).
2. J. Régio: 2.1. a "arte moderna" como "literatura viva": personalismo e expressão: 2.2. Régio e o cinema: a crítica na "presença" ("Legendas cinematográficas"); intersecção com a obra de Manoel de Oliveira;
3. um Teatro entre o Simbolismo e o Expressionismo: do Teatro da Palavra ao Teatro-espectáculo; um teatro do Personagem: Benilde como Símbolo/ Alegoria;
4. "Benilde": 4.1. um drama da "encarnação" (Sena) modalizado pelo naturalismo e o expressionismo : as marcas do cinema na 1ª didascália e na "grande cena muda do IIº acto; 4.2. Benilde, um personagem do espaço do "entre": entre o Sublime e a Comédia (simulação, histeria); angelismo e diabolia, entre mundos (sonambulismo) (cont.).
Bibliografia: textos de José Régio sobre "arte"="literatura (pasta da cadeira)
Continuação do estudo de The Maltese Falcon
23 Outubro 2017, 18:00 • Simão Valente
Questões de adaptação: como contar a sexualidade.
O exótico: do papel à tela.
O Teatro no Cinema (2)
23 Outubro 2017, 16:00 • Fernando Guerreiro
3. a presença do Teatro no "1º cinema": 3.1.o modelo do "Music Hall: o plano aberto, fontal, compósito e centrífugo do "cinema de atracções"; 3.2. o modelo do "drama": o "cubo perspectivo" cénico, a teoria da "4ª parede", o "plano" como "quadro", a "cena" como unidade narrativa e do "découpage"; 4. a (re)teatralização do cinema com o sonoro (anos 30); 5. o cinema revelador do teatro (anos 40/50) (Bazin).
* projecção de "La mort du Duc de Guise"(Calmettes/ Le Bargy, 1908), "A Drunkwards Reformation" (Griffith, 1909), abertura de "Heny V" (Laurence Olivier, 1945)